Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

A coluna é dedicada ao aniversariante de sexta-feira, 16, o patriarca Araribóia Castelo de Souza Branco (leia-se Padaria Arariboia). Na foto, com o seu neto Elovan Menezes de Souza Branco. – Foto: Acervo Pessoal

Xadrez & filosofia

• Em um tabuleiro de xadrez, cada peça se movimenta de maneira diferente. Cabe ao bom jogador fazer a leitura das possibilidades, da posição de cada peça, para prever e se antecipar no jogo. Em “Assassinato no Monte Roraima” (80 págs., Editora CRV) os princípios do xadrez encontram questionamentos filosóficos e um mistério inesperado.
***
• Concebido por Edgard Zanette, o livro é fruto do desejo do autor de subir e explorar o Monte Roraima, onde encontrou inspiração para seu primeiro romance.
***
• “Assassinato no Monte Roraima” conduz o leitor além da trilha da montanha e ao interior complexo de cada personagem. Nesta obra, o xadrez não é apenas um jogo, mas uma metáfora potente que permeia a narrativa, relacionando-a à filosofia, à literatura e à vida. A exploração do Monte Roraima revela não apenas segredos da região, mas também os enigmas intrínsecos à condição humana. Adquira “Assassinato no Monte Roraima” pelo site da Editora CRV.
***
• Com dois livros publicados, “Ceticismo e Subjetividade em Descartes” (Editora CRV) e “Aprenda Xadrez com os Filósofos” (UERR Edições), “Assassinato no Monte Roraima” é o primeiro romance do autor.

Palestra

• A Escola Judicial de Roraima preparou uma programação especial para segunda-feira, 19, com a participação da ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha Para em comemoração aos 22 anos de atuação da Justiça Militar em Roraima.
***
• Ela vai ministrar a palestra “A alteração promovida pela Lei N. 14.668/23 no art. 290 do Código Penal e a recente decisão do STF sobre o art. 28, § 2 da Lei N. 11.433/06 e seus impactos na legislação castrense”.
***
• O evento será realizado no auditório do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, a partir das 10h.O evento será transmitido no canal da Ejurr no Youtube, com acessibilidade em Libras. As pessoas interessadas em participar da palestra deverão se inscrever no site ejurr.tjrr.jus.br, entre os dias 12 e 16 de agosto. Outras informações podem ser obtidas no edital dpj-20240722.pdf.

15 anos

• O Centro de Capoeira da Universidade Federal de Roraima (UFRR) completa 15 anos de criação. E para celebrar a data, a instituição promove o “Capoeira pela Paz”, evento com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, de 20 a 23 de agosto, no Malocão Cultural.
***
• São esperados quase 20 mestres dessa expressão cultural afro-brasileira que mistura vários elementos, como luta e dança. Entre os convidados, estão dois participantes de Minas Gerais. Nos quatro dias de celebração, haverá exposição fotográfica, mesa-redonda, oficinas, palestras, formatura de mestre e rodas.
***
• O objetivo do evento é promover a capoeira como ferramenta de educação e paz, além de reconhecer os apoiadores e parceiros que ajudaram a entidade, ao longo desses 15 anos de existência, a consolidar a universidade como um local de produção artística e cultural do Estado.

Artista nato

• Um menino de 2 anos, conhecido por suas pinturas coloridas e abstratas, tem mobilizado o mercado de arte.
***
• Seus quadros têm atraído lances internacionais que variam de 10 mil a 270 mil euros (aproximadamente R$ 60 mil a R$ 1,6 milhão), conforme informado pelos pais do garoto, Lisa e Philipp Schwarz.
***
• Laurent Schwarz começou a pintar no outono de 2023, durante uma estadia em um hotel na Itália, onde a família estava hospedada. O hotel possuía uma sala de pintura, e Laurent passou muito do seu tempo lá, conforme relatado por sua mãe. Desde então, ele vem se dedicando à pintura, criando cerca de uma obra por semana.
***
• Nas redes sociais, Laurent exibe seu trabalho e atrai atenção internacional através de sua conta no Instagram e do site laurents.art. Suas pinturas foram recentemente exibidas na art.muc, a principal feira de arte de Munique, em abril deste ano. Está prevista uma exposição individual para setembro, e fabricantes de tintas e papéis de parede já mostraram interesse em colaborar com ele.

Rede social

• O Orkut, famosa rede social do Google nos anos 2000, esteve entre os assuntos mais comentados no X na última segunda-feira, 12, depois que usuários brasileiros passaram a relembrar sobre como as comunidades dentro no site, tradicionais fóruns de discussão, conseguiam unir pessoas.
***
• E o fundador da rede social, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, acompanhou justamente do Brasil o momento em que seu antigo site voltou a ser mencionado pelos brasileiros. Ele participou do “Rio Innovation Week” na quarta-feira, 14. O engenheiro ressaltou que pretende retornar com o Orkut em breve e que, além de profissionais do Vale do Silício, deve recrutar executivos de São Paulo, cidade que diz ter um carinho especial.
***
• O fundador não quis falar a data exata para esse retorno, apenas que está sendo estudado para ser breve. O site oficial do Orkut, extinto em 2014, está reativado desde 2022 com uma mensagem em inglês e português avisando que algo novo estava sendo construído.

Colonialismo

• Grande parte dos documentos sobre o Império Alemão é indecifrável a olhos não treinados, pois foi redigida em Kurrent, uma grafia obsoleta. Entra em cena a inteligência artificial, em projeto pioneiro do Arquivo Federal.
***
• Quem pretende realizar pesquisas aprofundadas nos arquivos da Alemanha pré-Segunda Guerra Mundial tem que dominar uma aptidão especial: ler formas de caligrafia que, neste ínterim, desapareceram inteiramente do quotidiano do idioma.
***
• O Arquivo Federal Alemão (Bundesarchiv) – que possui cerca de 10 mil escritos oficiais do Escritório Colonial do Reich, a autoridade central para as políticas colonialistas do Império Alemão – desenvolveu uma ferramenta capaz de decodificar os diferentes tipos de escrita encontrados nos documentos do colonialismo.
***
• Agora que o modelo de IA do Bundesarchiv foi treinado para decodificar a escrita Kurrent, abre-se todo um novo campo de possibilidades para outros arquivos germanófonos. No momento, contudo, ele se restringe a esse projeto-piloto específico, que pode ser consultado in loco na sala de pesquisa do órgão, em Berlin-Lichterfelde, e em breve estará acessível online.

Na sexta-feira, 16, comemora idade nova em Pacaraima, o professor Afonso Carlos, a quem desejamos tudo de bom. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta quinta-feira, 15, é Assunção de Nossa Senhora, Dia da Informática e Dia dos Solteiros.

# Os aniversariantes de quinta-feira, 15, são: o cirurgião Helder Rossi e o vereador do Uiramutã Max Ferreira dos Santos.

# Na sexta-feira, 16, comemoram idade nova: o deputado estadual Rarison Barbosa e o senhor Marcelo de Lima Lopes.

# Sábado, 17, a comemoração de aniversário será em torno da senhora Márcia Regina Macedo, Genival Ferreira Lima, o presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima – IATER Marcelo da Silva Pereira, do vereador de Iracema Carlos Alfredo Coimbra da Silva e do Bombeiro Militar Robson Gomes de Queiroz.

# Já no domingo, 18, apagam velinhas do bolo de aniversário: o ex-deputado federal José Otaci Barroso do Nascimento e a Secretária Adjunta Municipal de Administração e Gestão de Pessoas de Boa Vista Glória Maria Souto Maior Costa Lima.

# No sábado, 17, acontecerá a disputa do 3º Troféu Flávio Monteiro de Águas Abertas, no Lago do Robertinho, em Boa Vista (RR).

# Na próxima segunda-feira, 19, às 19h, acontecerá o evento “Makunaima e as Literaturas do Circum-Roraima, com Lúcia Sá (University of Manchester), no Auditório Amarildo Nogueira da UERR, localizado na Rua 7 de Setembro nº 2321, Canarinho.

No sábado, 17, a comemoração de idade nova será em torno de Clarice Oliveira. Na foto, com seu esposo Fausto Rosas dos Santos Filho. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• A grife italiana Max Mara, da Emilia-Romagna, decidiu abandonar a utilização de peles de animais em suas coleções, se juntando a marcas como Prada, Giorgio Armani, Gucci, entre outras.
***
• A medida chega após pressão da Liga Antivivissecção (LAV), entidade italiana de defesa da causa animal.
***
• Os pedidos de reuniões foram parar nas redes sociais através da campanha global #FurFreeMaxMara organizada pela Fur Free Alliance, que acompanhou um protesto realizado pela LAV e pela Humane Society International na sede central da Max Mara na cidade de Reggio Emilia, em fevereiro passado.

FLOPAR

• A tributação de serviços funerários está prestes a passar por uma significativa alta que pode atingir até 206%.
***
• As empresas do setor estão trabalhando arduamente para tentar desfazer a alta dos impostos impostas pela regulamentação da Reforma Tributária.
***
• Se o Senado não fizer uma revisão no enquadramento dos impostos sobre os serviços funerários, a carga tributária, que atualmente é de 8,65%, poderá saltar para uma alíquota cheia de 26,5%, conforme informações divulgadas por Lauro Jardim, do jornal O Globo. O impacto disso no bolso dos consumidores pode ser avassalador.

Sexta-feira, 16 de agosto, é comemorado o dia do filósofo e em nome de Edgard Zanette parabenizamos a todos (as) pela data. – Foto: Divulgação

Veja também

Topo