
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Flash Club
• Acontece neste sábado, 9, no Studio 5, em Manaus (AM), a esperada Flash Club, que promete marcar época.
***
• A noite reunirá os principais DJ’s que fizeram história nas pistas de dança de Manaus nos últimos 30 anos. A atração internacional será Nicki French, cantando seus sucessos ao vivo.
***
• O evento tem as presenças confirmadas dos DJ’s: Raidi Rebello, Gracciano Rebelo, Marcelo Monteiro, Fernando Araújo, Ary Guedes, Márcio Lima e Leandro Monteiro. Os ingressos e mesas podem ser adquiridos pelo WhatsApp: (92) 99413-1539 com Raidi Rebello, pelo site bilheteriadigital.com.br ou nos pontos físicos: Centrais OBA Ingressos (Millennium e Manauara Shopping).
Jornalismo
• As inscrições do II Concurso de Jornalismo da DPE-RR seguem abertas até o dia 20 de agosto (quarta-feira).
***
• Nesta edição, o tema celebra “Jubileu de Prata: 25 anos da Defensoria Pública do Estado de Roraima”. O concurso busca reconhecer profissionais da comunicação que contribuam para dar visibilidade a temas sociais relevantes e ao papel da Defensoria na promoção da cidadania e dos direitos humanos.
***
• O edital completo está disponível no site da DPE-RR. Podem concorrer matérias publicadas entre 20 de agosto de 2024 e 20 de agosto de 2025, nos formatos impresso, web, rádio, TV ou plataformas digitais, desde que veiculadas em Roraima.
Urbanismo
• A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou Projeto de Lei que propõe alterações na legislação sobre o uso e a ocupação do solo urbano na capital.
***
• De acordo com o autor do projeto, vereador Manoel Neves (Republicanos), as mudanças pretendem atualizar a lei no sentido de acompanhar o crescimento acelerado da cidade e promover um desenvolvimento mais organizado.
***
• Na prática, o projeto vai impactar diretamente algumas áreas como a arquitetura, engenharia e construção civil que terão que adaptar seus projetos às novas regras sobre tamanho mínimo dos terrenos, número de andares permitidos, distâncias obrigatórias entre construções e limite de ocupação dos lotes. Além disso, o projeto modifica as exigências de vagas de estacionamento para imóveis residenciais, comerciais e industriais. Outro ponto é a revisão sobre o que pode ser construído em cada região da cidade.
Vagas
• O Campus Amajari do IFRR publicou no dia 1º de agosto (sexta-feira), o edital para preenchimento de vaga e formação de cadastro reserva para professor formador no curso Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português/Línguas Indígenas, ofertado na modalidade de educação a distância.
***
• Na condição de bolsista, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, o profissional atuará no componente curricular Introdução à Linguística. Atualmente, estão sendo ofertadas três vagas.
***
• Para participar, é necessário ser licenciado em Letras e possuir título de mestre na mesma área. Também é exigida comprovação de no mínimo um ano de experiência no magistério superior, além de residência em Roraima e disponibilidade para viagens. Gratuitas, as inscrições poderão ser realizadas até 18 de agosto, por meio do Sistema de Gerenciamento de Concursos do IFRR. A seleção ocorrerá por meio de análise curricular, sendo fundamental que o candidato atente à documentação exigida.
Inédito
• Um estudo inédito, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, acaba de revelar o retrato mais completo já feito sobre o garimpo de ouro no Brasil — uma atividade que envolve mais de 200 mil trabalhadores e sustenta cerca de meio milhão de brasileiros.
***
• Foram mais de cinco anos de pesquisa, que resultaram em mais de duas mil páginas de dados, gráficos e relatos da vida nos garimpos.
***
• Mais do que números, o Panorama Nacional da Mineração de Pequena Escala traça caminhos para tornar o garimpo legal, seguro e sustentável. E mostra que, com tecnologia, organização e capacitação, é possível respeitar o meio ambiente, proteger a saúde das comunidades e fortalecer a economia. Um dos pontos mais delicados do estudo é o uso do mercúrio na extração de ouro.

POR FALAR NISSO…
# Nesta sexta-feira, 8, é Dia do Pároco e Dia Nacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.
# Comemoram aniversário no domingo, 10: Tyto Nunes e Ana Regina Coelho dos Santos (amada irmã do colunista).
# Neste sábado, 9, acontece o Tributo do Maluco Beleza, em comemoração aos 10 anos do Raul Roraima Rock Club, com o show do maior cover de Raul Seixas do Brasil, Ayrton Ramos, direto do Rio de Janeiro.
# Será lançado nacionalmente, no próximo dia 26 de agosto, no coquetel que marcará o encerramento do Simpósio Internacional de IA e Democracia, no lobby do auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o livro “A Delicada (ou Não) Arte da Desconstrução Política”, pela Editora Viseu, do autor Marcelo Senise. A capa, de Lucas Pimenta, com prefácio do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda e de Marcello Natale, fundador do Congresso de Comunicação Política e Institucional (COMPOL).

VIRALIZAR
• Nascida em Salvador, a modelo não-binária Venuz Lee, de 22 anos, é um dos nomes brasileiros em ascensão no cenário internacional da moda.
***
• Estrela de uma campanha global da grife Valentino, Venuz foi fotografada pela renomada dupla Luigi & Iango, e também é uma das musas da nova campanha da Moncler.
***
• Lançada em 2020 pela agência baiana Síntese, do empresário Bruno Vicente, a modelo já cruzou passarelas importantes como Loewe, Valentino, Vivienne Westwood e JW Anderson, onde teve o destaque de fechar o desfile logo na estreia internacional. Também já estrelou editoriais para revistas como Dazed e Vogue, e desfilou na São Paulo Fashion Week para marcas como Misci e Alexandre Herchcovitch.
FLOPAR
• O ditador russo Vladimir Putin assinou em Moscou, na quarta-feira, 6, um decreto que concede à Rússia permissão para expandir suas emissões de gases de efeito estufa em um quinto, até 2035.
***
• A nova regra estabelece um volume máximo autorizado de cerca de 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono para o período, o que representa um acréscimo de 22% em relação aos 1,7 bilhão de toneladas emitidas em 2021.
***
• Essa medida ocorre enquanto a Rússia, quarto maior emissor global de CO2, mantém a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2060, mas gera questionamentos de ativistas sobre a suficiência de seus compromissos para conter o aquecimento global, segundo a Folha de S. Paulo.




