
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Olimpíadas
• Vem aí XXII Olimpíada Brasileira de Biologia – OBB 2026.
***
• As inscriçõesocorrerão entre o dia 15 de janeiro a 25 de fevereiro de 2026 até as 23h59 (hora de Brasília), neste link.
***
• A OBB 2026 é um projeto acadêmico que tem como propósito estimular o aprendizado, o raciocínio crítico e a inovação no campo das Ciências Biológicas. Para mais informações acessar o site.
Tamanho
• Uma píton-reticulada fêmea encontrada em Maros, Sulawesi (Indonésia), acaba de ser oficializada pelo Guinness World Records como a maior cobra selvagem já documentada no mundo.
***
• O animal atinge impressionantes 7,22 metros de comprimento — superando o tamanho de um caminhão leve — e pesa 96,5 kg.
***
• De acordo com os especialistas do Guinness, se medida sob anestesia (quando a musculatura relaxa totalmente), a serpente poderia chegar a 7,94 metros, um aumento de 10% em sua extensão total.
Literatura
• O projeto Literatura a Caminho realizará neste semestre encontros entre o escritor roraimense Aldenor Pimentel e alunos dos anos iniciais de escolas de Ensino Fundamental de áreas urbanas, rurais e indígenas de Boa Vista.
***
• Com o objetivo de incentivar a leitura de literatura regional entre os alunos, serão realizados dez encontros até junho de 2026 sobre o livro infantil “A inacreditável história do milho gigante”, de Pimentel.
***
• Além do momento de interação entre o escritor e alunos, o projeto prevê a exibição do filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora roraimense Platô Filmes e dirigido por Pimentel.
Educação superior indígena
• A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira, 10, o projeto de lei que cria a Universidade Federal Indígena (Unind).
***
• Com sede em Brasília e estrutura multicêntrica, a instituição terá campi em diversas regiões para respeitar as particularidades territoriais. O texto, relatado pela deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), segue agora para o Senado.
***
• A Unind focará no ensino, pesquisa e extensão voltados ao fortalecimento cultural, à gestão territorial e à garantia dos direitos indígenas. Além de integrar saberes tradicionais ao conhecimento científico, a universidade buscará promover a sustentabilidade socioambiental e o “bem-viver”, preservando as línguas e culturas dos povos originários do Brasil e da América Latina.

POR FALAR NISSO…
# Nesta quinta-feira, 12, é Dia de Darwin.
# Comemora aniversário nesta quinta-feira, 12, o empresário de Pacaraima, Ranandason Souza.
# A Indonésia bloqueou o acesso ao Grok, o chatbot de inteligência artificial da plataforma X (anteriormente Twitter), de Elon Musk, após a ferramenta ser utilizada para criar e disseminar imagens sexualizadas não consensuais, incluindo de mulheres e crianças.
# A rede de Luciano Hang garantiu sua cota de patrocínio na TV Globo para o Mundial de 2026. A emissora já soma 10 grandes contratos para o evento, com uma arrecadação estimada em R$ 1 bilhão. Com valores individuais recordes, a parceria marca um novo capítulo na presença da varejista no esporte. Quem diria, hein?

VIRALIZAR
• Para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em Roraima, as disciplinas tradicionais (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) são o conteúdo que mais os prepara para a vida, com 49% entre os de 6º e 7º anos e 39% entre os de 8º e 9º anos.
***
• Em ambas as faixas, porém, esportes e bem-estar aparecem logo em seguida, com 39% e 36%, respectivamente, enquanto artes e cultura alcançam 29% entre os mais novos e educação financeira surge com 29% entre os mais velhos.
***
• Os dados são do levantamento da Semana de Escuta das Adolescências, que ouviu 19 mil adolescentes das redes estadual e municipais. Mais informações e os detalhes completos do relatório podem ser acessados neste link.
FLOPAR
• O ministro Nunes Marques votou por anular multa de R$ 86,2 milhões aplicada à Vale pela CGU – Controladoria-Geral da União, no caso envolvendo o rompimento da barragem I, em Brumadinho/MG.
***
• A penalidade teve como fundamento a lei anticorrupção (lei 12.846/13). O processo discute a legalidade das sanções administrativas de multa e de publicação extraordinária da decisão condenatória impostas à mineradora no âmbito de processo administrativo de responsabilização instaurado após o desastre ocorrido em janeiro de 2019.
***
• O julgamento ocorre no plenário virtual da 2ª turma do STF, composta pelos ministros Nunes Marques, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux e André Mendonça.




