
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Empreendedorismo
• Um evento voltado à economia criativa promete reunir mulheres talentosas, que fazem da arte seu principal meio de vida, com a geração de emprego e renda.
***
• Trata-se do I Festival Coisas das Hermínias, que acontecerá no dia 27 de setembro, das 8h às 12h, no Colégio Estadual Militarizado Doutor Hitller Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade.
***
• Com recurso financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, programa do Governo Federal, executado pelo Ministério da Cultura (MEC), o evento é gratuito será aberto ao público roraimense.
Programação
• Boa Vista está na expectativa para o maior festival de artes integradas de Roraima. O Mormaço Cultural ocorre entre os dias 12 e 21 de setembro, no Teatro Municipal e no Parque do Rio Branco.
***
• O cartão-postal, o Parque do Rio Branco, vai abrigar os palcos Sol e Lua. Pagode, rock, reggae, pop, rap são alguns dos estilos musicais que vão marcar presença no line-up. Nomes consagrados dividem espaço com a nova geração da música brasileira.
***
• Entre os quais: Lagum, MC Livinho, JetLag, Matuê, Maneva, IZA, Vitor Kley, Raça Negra, Capital Inicial e Lucas Neto.
Programação II
• Para uma experiência gastronômica, o Mormaço Cultural contará com a presença do renomado Chef de Cozinha, Felipe Bronze.
***
• O Teatro Municipal de Boa Vista reserva uma extensa programação para a população nos dias 12, 13, 14, 16 e 18 de setembro, durante o Mormaço Cultural 2025. Espetáculos de teatro, dança e shows musicais gratuitos vão movimentar a cena artística de Roraima.
***
• Além das apresentações locais, o Teatro vai receber a premiada peça nacional “Rita Lee: Uma Autobiografia Musical”, estrelada pela atriz Mel Lisboa.
Brasis
• O Sebrae, em parceria com a Embratur e o Governo de Roraima, convida a imprensa, gestores públicos, empreendedores e representações locais do turismo para a apresentação do Plano Brasis, novo plano de marketing turístico internacional do Brasil.
***
• O encontro acontece nesta sexta-feira, 5, às 14h30, em Boa Vista, no Auditório do PRONAT, no Campus da UFRR, e abordará a construção e execução de estratégias para que mais turistas estrangeiros cheguem ao estado.
***
• A apresentação faz parte do movimento da Embratur que vai percorrer as 27 unidades da federação, incentivando que a estratégia de promoção internacional do país seja construída e aplicada de forma colaborativa. Interessados em participar devem se inscrever pelo App do Amazontech 2025.

POR FALAR NISSO…
# Nesta quarta-feira, 3, é Dia do Biólogo e Dia do Guarda Civil.
# Estão aniversariando nesta quarta-feira, 3: o delegado Dr. Herbert de Amorim Cardoso, Dr. Rafael Liberato de Oliveira e o ministro do Tribunal de Conta da União Jhonatan Pereira de Jesus.
# Arthur Heilbronn, herdeiro de 38 anos, está sendo preparado para gerir a fortuna da família por trás da Chanel. Ex-banqueiro do Goldman Sachs e formado pela Harvard Business School, ele assumiu cargos de destaque na Mousse Partners, family office que administra um patrimônio de US$ 90 bilhões.
# A Sukatinha Baby será inaugurada nesta quarta-feira, 3, às 16h, no Pátio Roraima Shopping, Loja 106-EFG. A abertura estará repleta de promoções.

VIRALIZAR
• Pela primeira vez, o Campus Amajari do IFRR conquistou um registro de propriedade intelectual no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
***
• Trata-se do PEQRUM – software para escrituração zootécnica e tomada de decisão em sistemas de criação de ovinos. Desenvolvido em Python (linguagem de programação versátil e de código aberto) e criado em 23 de setembro de 2023, o programa tem o objetivo de apoiar produtores rurais e pesquisadores na gestão de dados e no processo de decisão em sistemas de criação de ovinos, contribuindo para o avanço da produção agropecuária sustentável.
***
• O certificado de registro traz como titulares o professor doutor Laylson da Silva Borges e o IFRR. Já a autoria é de Laylson da Silva Borges, Henrique Nattrodt Thomé, Danielle Silva Sales e Esther Eyshila Scheffer de Holanda.
FLOPAR
• A cavalgada realizada no último sábado, 30/08, em Nova Trento, no Vale do Itajaí, terminou marcada por denúncias, acidentes e tragédia.
***
• O evento, que reuniu cavaleiros de diversas cidades, está sendo questionado por grupos de proteção animal por maus-tratos contra cavalos, além de ter causado transtornos no trânsito, registrado um acidente grave e a morte de um homem de 58 anos.
***
• A protetora de animais Bianca Machado relatou que a cavalgada foi marcada por desorganização, consumo excessivo de álcool e, em especial, descuido com os cavalos. Ela destacou ainda que os maus-tratos não se limitam à falta de cuidados básicos, mas principalmente ao excesso de esforço exigido dos animais, agravado pelo consumo de álcool dos cavaleiros.




