
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Educação
• A Assembleia Legislativa de Roraima – ALERR promulgou a Lei n° 2.288/2025, de autoria da deputada estadual, Joilma Teodora (Podemos), que dispõe sobre a obrigatoriedade de veículos do transporte público a divulgarem imagens e textos de apoio à proteção animal.
***
• Segundo a parlamentar, merecem destaque, imagens, textos e outros conteúdos de campanhas de conscientização, bem como a prevenção contra crueldade e maus-tratos.
***
• No caso de veículos equipados com monitores, o conteúdo poderá ser digital, enquanto no caso de veículos mais simples, a divulgação poderá ser feita na parte externa.
Reeducação
• O Centro Reflexivo Reconstruir, que funciona na Secretaria Especial da Mulher – SEM, iniciativa da ALERR, completou na última segunda-feira, 22, nove anos de trabalho voltado à reeducação de autores de violência contra a mulher.
***
• A iniciativa contribui para a prevenção da reincidência e para a promoção de relações baseadas no respeito, no diálogo e na responsabilidade.
***
• Criado com foco na mudança de comportamento, o centro desenvolve atividades educativas, reflexivas e de acompanhamento psicológico e social, direcionadas a homens encaminhados pelo sistema de Justiça. A proposta é estimular a compreensão dos impactos da violência, o cumprimento das medidas legais e a construção de novas formas de convivência, alinhadas aos princípios da Lei Maria da Penha.O grupo é aberto, e interessados em participar podem se dirigir à sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista. Mais informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (95) 98402-0502 ou pelo e-mail [email protected].
Símbolo
• O cavalo Caramelo, símbolo da resiliência dos gaúchos na enchente de 2024, será eternizado em um monumento junto à BR-386, em Estrela, como homenagem ao Vale do Taquari, região mais afetada com a enchente de 2024.
***
• A estátua será doada pelo artista plástico pernambucano Ranilson Viana, que ganhou destaque internacional com a construção da maior estátua de Nossa Senhora de Fátima do mundo, inaugurada em novembro, no município do Crato, no Ceará.
***
• O animal ficou quatro dias em cima do telhado de uma casa de Canoas durante a enchente de maio de 2024 e seu monumento terá quatro metros de altura. Cada metro da obra representa um dia que o cavalo passou isolado à espera de resgate.
História
• Arquiteto de uma rede de comércio global no Renascimento, Jakob Fugger acumulou fortuna que até hoje ultrapassa os bilhões de Elon Musk.
***
• Mas seu legado mais duradouro foi um complexo de habitação social que ainda opera.
***
• Seu nome pode não ser tão conhecido atualmente, mas sua fortuna acumulada em vida era de fazer inveja a superbilionários como Elon Musk, Bill Gates e Warren Buffett. E tudo isso foi construído cinco séculos atrás.
História II
• Jakob Fugger (1459-1525) foi o primeiro superbanqueiro da história. Apelidado de “O Rico”, ele acumulou um valor estimado que equivaleria hoje a 400 bilhões de dólares.
***
• Mas a importância de Fugger, no entanto, vai muito além da fortuna que acumulou.Jakob Fugger nasceu em uma família abastada de Augsburg, na Alemanha, cujas bases foram estabelecidas por seu avô Hans Fugger, mestre tecelão. Em Veneza, ele recebeu uma formação comercial que moldou sua afinidade com o período da Renascença e o familiarizou com uma inovação que acelerou a sua ascensão: a contabilidade por partidas dobradas, ou método veneziano, um sistema padronizado de escrituração até hoje usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras.
***
• Assim, Fugger sabia sempre quanto dinheiro tinha, ao contrário de muitos concorrentes, que agiam sem registros precisos. Além disso, o alemão compreendia o valor da informação.
História III
• Após a morte de seus irmãos, Jakob Fugger assumiu sozinho, em 1510, a direção da empresa familiar e deu continuidade à política de conceder empréstimos à dinastia dos Habsburgos sob os imperadores Maximiliano 1º e Carlos 5º.
***
• Como garantia, ele obteve acesso a minas de prata e cobre, principalmente no Tirol e no território que hoje pertence à Hungria. Fugger não era proprietário das minas, mas possuía direitos de exploração, participações e preferência sobre os minérios. Essa garantia se revelaria altamente valiosa.
***
• A Europa tinha, naquela época, pouco do que era cobiçado na Ásia.
História IV
• Segundo Martin Kluger, autor de vários livros sobre a história dos Fugger, a Índia, naquela época, era tecnologicamente e economicamente muito superior à Europa – o que impulsionou os negócios do alemão.
***
• A demanda por cobre também tinha aumentado na Europa, por exemplo, para a construção de navios, canhões, utensílios de cozinha e telhados de palácios urbanos e edifícios religiosos. Para Kluger, os Fugger foram quase “forçados” a entrar no negócio da mineração: os Habsburgo e o rei da Hungria mal conseguiam pagar suas dívidas de outra forma, então concederam direitos de extração.
***
• O fato de Fugger não ter sido deixado de lado por seus poderosos devedores ou que eles não tenham simplesmente se recusado a pagar suas dívidas se deve, segundo Greg Steinmetz, ao “grande talento” do alemão. “Ele sabia que precisava se tornar indispensável para sobreviver. Ele tinha que ser a única pessoa a quem imperadores e príncipes pudessem recorrer para conseguir dinheiro rapidamente. O imperador Maximiliano estava constantemente em guerra e precisava pagar mercenários que, do contrário, teriam voltado para suas aldeias e não lutariam por ele”, diz Steinmetz.
História V
• Como banqueiro, Fugger revolucionou o sistema de crédito ao convencer o papa a flexibilizar a proibição eclesiástica de cobrar juros. A cobrança de juros por cristãos deixou de ser automaticamente punida.
***
• E o motivo era simples. “As fontes da época, inclusive do Vaticano, mostram que não era segredo para ninguém que o Papa também gostava de obter rendimentos elevados – proibição de juros à parte”, afirmou o historiador econômico Lars Börner à rádio Deutschlandfunk.
***
• Em contrapartida, Fugger passou a participar das receitas do clero, inclusive do controverso comércio de indulgências, que financiou a construção da Basílica de São Pedro em Roma e acabou provocando a reação de Martinho Lutero.
História VI
• Mas o que realmente permanece é seu projeto habitacional em Augsburg: chamado Fuggerei. Sem ele, ninguém além dos historiadores falaria de Fugger, pois foi o primeiro projeto de habitação social do mundo”, destaca Steinmetz.
***
• A Fuggerei existe até hoje. Os moradores pagam nominalmente o mesmo aluguel de 500 anos atrás.
***
• Valor que hoje é inferior a 1 euro por ano. As casas também são consideradas modelo de habitação social e a única condição imposta é que os habitantes rezem três vezes ao dia. Pessoas do mundo inteiro visitam o conjunto, que é o símbolo mais visível do legado de Fugger.

POR FALAR NISSO…
# Nesta quarta-feira, 24, é Dia do Órfão e Véspera de Natal.
# Nesta quarta-feira, 24, comemoram aniversário: Danielle Campos, o deputado federal Gabriel Mota, Elivandreo Guimarães de Oliveira, Isaack Lopes e o administrador Shiská Palamitshchece.
# Em celebração ao Natal, as igrejas católicas de Boa Vista prepararam uma programação especial de missas para a Véspera de Natal, nesta quarta-feira, 24, e para o Dia de Natal, na quinta-feira, 25. Entre os locais de celebração estão a Catedral Cristo Redentor, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, paróquias do centro e comunidades localizadas em diversos bairros da cidade, oferecendo aos fiéis múltiplas oportunidades de comungar da fé e celebrar em família o nascimento de Jesus Cristo.
# Registramos que morreu na segunda-feira, 22, em Gramado (RS), a ex-modelo Ieda Maria Vargas, aos 80 anos. Ela ficou famosa na década de 1960 ao se tornar a primeira brasileira a vencer o concurso de beleza mais famoso do mundo, o Miss Universo.

VIRALIZAR
• O estudante Diego Heitor Monteiro, 17, do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre, foi aprovado para cursar Psicologia na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.
***
• Com a conquista, ele se torna o primeiro acreano a ingressar na instituição, integrante da Liga Ivy.
***
• Diego recebeu uma bolsa integral que cobre todos os custos acadêmicos e de permanência no país. Em publicação nas redes sociais, relatou que o processo foi difícil e que chegou a pensar em desistir. Disse que chorou por achar que não conseguiria ser aceito, mas que contou com o apoio de pessoas próximas que o incentivaram a continuar.
FLOPAR
• O Brasil registrou, em 2024, 1.492 feminicídios, o maior número desde que o crime foi tipificado, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
***
• O índice representa uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. Na última década, quase 12 mil brasileiras morreram por razões de gênero, em grande parte dentro de casa ou por mãos de parceiros e ex-parceiros. Em paralelo, 3,7 milhões de mulheres sofreram violência doméstica ou familiar em 2025, conforme a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher do Data Senado.
***
• Especialistas alertam para um paradoxo recorrente: enquanto casos fatais geram comoção pública, agressões anteriores seguem invisíveis, naturalizadas ou arquivadas.




