O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) promove nos dias 20, 21 e 22 de setembro a 25º edição do Sonora Brasil, considerado o maior projeto de circulação musical do país. A programação, com o tema ‘Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas’, terá apresentações musicais e uma oficina de percussão, e será realizada no Teatro Jaber Xaud do Sesc Mecejana, localizado na rua Jaranã, 212, Mecejana. A entrada custará 1 kg de alimento não perecível por espetáculo.
O espetáculo Nganga Njila: Senhor dos caminhos e percussão”, da Cia Dança Afro, abrirá a programação do evento na quarta-feira, 20, às 19h30, com uma performance com músicas, danças, cantigas, expressões corporais, além de outros elementos da cultura bantu.
Na quinta-feira, 21, as apresentações continuam com o show Batuques do Rio, às 19h30, com os artistas Marquinhos de Oswaldo Cruz, Nina Rosa e José Camarão, do Rio de Janeiro. O espetáculo traz um panorama sobre a cultura afro-brasileira, possibilitando as vivências, o ritmo e os sons dos tambores dessa importante manifestação cultural.
Para encerrar as atividades, na sexta-feira, 22, o público poderá participar da oficina de percussão, ministrada por José Camarão (RJ), das 18h30 às 20h30. A aula buscará ensinar sobre os principais instrumentos que compõe uma percussão no samba, suas funcionalidades, sons, até a prática no instrumento. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição via formulário online e ter idade a partir de 10 anos.
Mais informações podem ser obtidas com o setor de cultura do Sesc-RR, pelo WhatsApp: (95) 98403-4624.
Sonora Brasil
Criado em 1998, o Sonora Brasil apresenta programações musicais e faz parte da proposta de desenvolvimento das artes, com enfoque na valorização das territorialidades, na preservação e na difusão do patrimônio cultural brasileiro, por meio da expressão de seus autores e intérpretes. A edição 2022/2023 traz como tema ‘Culturas bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas’ e destaca a contribuição dos povos de línguas bantu na música brasileira. Com essa temática, o projeto, que tem a música como elemento central, busca promover o debate também com estímulos a leituras mais abrangentes que possam ampliar e aprofundar a discussão da influência das culturas de matriz africana no país.
Serviço
Sonora Brasil – ‘Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas’
Quando: 20 a 22 de setembro, às 19h30;
Onde: Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana) – Rua Jaranã, 212, Mecejana;
Quanto: 1 kg de alimento não perecível por espetáculo;
Informações: (95) 98403-4624 – setor de cultura do Sesc Roraima.