Subestação Sucuba: Obra de implantação de rede de distribuição de energia avança em Amajari

Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado Jhonatan de Jesus. Obra vai atender a mais de 4 mil famílias na região. – Fotos: Ascom/Seinf

O Governo de Roraima está implantando a nova rede de subtransmissão e distribuição de energia em Amajari por meio da subestação Sucuba, com tensão de 34,5 kV (quilovolts). O sistema interliga o sistema da cidade ao do município de Alto Alegre, que já é conectado à matriz em Boa Vista.

Executada pela Seinf (Secretaria da Infraestrutura), a obra do Governo avançou mais de 60%, considerando a instalação das estruturas e o lançamento de cabos de transmissão de energia. O projeto inclui a construção da linha e uma subestação de 2,5 MVA (megavolt-ampères) na sede de Amajari.

Com a nova subestação que tem potencial de expansão futura para 5 MVA, o sistema passará a ser interligado ao de interiorização da fonte primária de Boa Vista, o que dará condições para atender a mais de 4 mil famílias na região.

“O investimento na modernização da distribuição de energia em Roraima é uma prioridade da gestão do Governo. Essa nova subestação reforça a estrutura energética em uma região que produz muito para o Estado”, declarou o governador Antonio Denarium sobre a nova estrutura, que vai atender a demanda de crescimento do município, reforçar o sistema energético e garantir ainda mais estabilidade para atrair novos investimentos.

A obra conta com investimento de R$ 14.790.930,20. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado Jhonatan de Jesus em convênio com a Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) e contrapartida do Executivo.

Deputado federal Jhonatan de Jesus

“O Governo de Roraima, com apoio do Governo Federal, está construindo mais de 95 km de linha de transmissão de energia. Isso vai solucionar um problema antigo de isolamento energético da região. Há previsão que a obra esteja pronta até maio do próximo ano”, explicou o responsável pela condução de projetos e diretor do Detel (Departamento de Engenharia de Telecomunicações) da Seinf, Jean Santos.

Sistema elétrico

A subestação tem como função converter (no caso, baixar) a energia gerada por uma usina ou qualquer geradora para a tensão adequada para atender as necessidades de uso das casas e das empresas.

Elas funcionam a partir de transformadores, que são os responsáveis por essa adaptação energética. Além disso, fazem o papel de ponto de entrega para atender as demandas, um componente fundamental em sistemas elétricos integrados.

Sueda Marinho

 

 

Veja também

Topo