Tálamo: PCRR apresenta programa de integração de informações para uso operacional da PMRR

Sistema permitirá o registro organizado de informações coletadas durante abordagens policiais e ações preventivas, criando um banco de dados estratégico. – Fotos: Daniel Hebron

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) apresentou nessa quinta-feira, 15, o programa Tálamo, um sistema de integração de informações desenvolvido pelo CyberLab da PCRR para uso operacional da PMRR (Polícia Militar de Roraima). A ferramenta tem como objetivo fortalecer o planejamento estratégico e a tomada de decisões nas ações de segurança pública por meio do compartilhamento estruturado de dados entre as instituições.

A apresentação ocorreu na sede da Delegacia-Geral da PCRR e reuniu gestores da segurança pública estadual. O sistema permitirá o registro organizado de informações coletadas durante abordagens policiais e ações preventivas, criando um banco de dados estratégico sobre áreas vulneráveis, locais com maior incidência criminal e padrões de ocorrências, inclusive em situações que não geram procedimentos formais nos sistemas da Polícia Civil.

A delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, ressaltou que o Tálamo representa um avanço na modernização da segurança pública estadual. “Ele permite o cruzamento de informações produzidas pela Polícia Militar, Polícia Civil e outras forças, possibilitando a construção de um diagnóstico completo da segurança pública em Roraima”.

O comandante-geral da PMRR, coronel Overlan Alves, destacou que o programa Tálamo foi idealizado em parceria entre Polícia Civil, Polícia Militar e os núcleos de inteligência das instituições.

“O sistema vai nos fornecer subsídios fundamentais para a tomada de decisões, além da distribuição estratégica da tropa no terreno, contribuindo para reduzir os índices de criminalidade. Inicialmente será operacionalizado pela inteligência da PMRR e, depois, expandido para uso da tropa, com treinamento específico”.

A condução técnica da apresentação ficou a cargo do Núcleo de Inteligência da PCRR. O chefe do NI, Ricardo Pedrosa, e o agente de polícia Marcelo Ventura detalharam a gestão e a alimentação do sistema, destacando que a Polícia Militar terá acesso rápido e eficiente a um banco de dados integrado.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Vinícius Souza Gonçalves, a iniciativa segue orientação do governador Antônio Denarium e do vice-governador Edilson Damião, com foco na integração das informações entre as forças de segurança. “A centralização dos dados permitirá a criação de políticas públicas mais eficazes, além de investigações qualificadas, garantindo resultados concretos no sistema de Justiça Criminal”.

Plataforma Infopol

Durante a reunião, Darlinda Viana também apresentou o Infopol, plataforma que integra dados estatísticos em painéis visuais em tempo real, voltada ao planejamento estratégico e à gestão das ações de segurança. “As ferramentas apresentadas deverão ser levadas ao conhecimento do Governo do Estado, servindo como subsídio para a criação de políticas públicas macro voltadas ao enfrentamento da criminalidade e ao fortalecimento da segurança pública em Roraima”.

O sistema também permitirá o cruzamento de informações com outras pastas do Governo do Estado, como a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e a Seed (Secretaria Estadual de Educação), ampliando o suporte à formulação de políticas públicas voltadas ao cidadão.

Participaram da reunião a delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, o secretário de Segurança Pública, Vinícius Souza Gonçalves, o delegado-geral adjunto da PCRR, Luciano Silvestre, o comandante-geral da PMRR, coronel Overlan Alves, além de oficiais da Polícia Militar e representantes do Núcleo de Inteligência.

Sandra Lima

Veja também

Topo