O projeto Teamarr, do Centro de Apoio à Família da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizou na noite desta segunda-feira, 10, o encerramento do curso de Assistente Terapêutico – Análise do Comportamento Aplicada (ABA), no Plenário Valério Caldas de Magalhães.
No total, 55 alunos participaram da capacitação, entre familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissionais que já atuam na área. Segundo o coordenador do TEAMAR, Ednaldo Coelho, os encontros foram marcados pela troca de conhecimento.
“Para cada uma dessas pessoas, temos uma família sendo beneficiada tendo em vista que é o primeiro curso desta categoria sendo ministrado aqui em Roraima. Ao todo, foram nove encontros de muito aprendizado. A gente veio toda segunda-feira para o auditório, onde era ministrada uma teoria e dado alguns exemplos de prática. Durante a semana, esses pais e profissionais tinham tempo de aplicar com seus filhos ou nas clínicas”, explicou Ednaldo.
De acordo com a professora do curso, Ana Paula Aporta, que é especialista em Educação Especial e supervisora em Análise do Comportamento Aplicada, o método trouxe resultados práticos para os estudantes.
“É uma ciência que oferece estratégias para ensinar habilidades para todo organismo, de se comportar, desde bebês até idosos. Trouxemos bastante teoria sobre a análise do comportando e exemplos, além de atividades práticas. Temos alguns relatos já, de mães e professores que aplicaram as estratégias em casa ou na clínica, e tiveram resultados muito bons. Ficamos muito felizes de ver que nosso estudo fez a diferença na vida da pessoa com autismo”, afirmou Ana Paula.
A dona de casa Rosilda Araújo foi uma das mães que participou da capacitação. Ela tem um filho de 15 anos com TEA e afirma que já colocou em prática o aprendizado adquirido.
“Eu me inscrevi mais por uma curiosidade, mas na metade do curso descobri que me fez entender meu filho melhor. Agora tenho mais paciência com ele, aprendi coisas que antes eu não sabia. Tem coisas que ele não gosta e já tento fazer de outra forma. Nesse tempo de curso, estou melhorando. Foi maravilhoso participar. A próxima vez que tiver, pretendo participar novamente”, relatou Rosilda.
Teamarr
O Centro de Apoio à Família atende familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista e está localizado na rua Jaqueira, número 623, bairro Paraviana.
A instituição tem equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e neuropedagogos. O atendimento ocorre das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
Juliana Dama