Na manhã deste domingo, 5, o deputado federal Nicoletti (União Brasil RR) enviou ofícios ao Presidente da República e aos Ministérios do Governo Federal solicitando um plano de ação urgente para a retirada dos garimpeiros das terras indígenas garantindo segurança, dignidade e transporte para um local adequado. Nicoletti também enviou ofício ao Ministério Público Federal solicitando fiscalização da operação, garantindo que os direitos fundamentais dos garimpeiros não sejam violados.
O deputado que sempre foi a favor da regulamentação do garimpo nas terras indígenas se mostrou preocupado com a operação que está acontecendo em Roraima: “Não podemos assistir calados a essa retirada desumana da forma que está acontecendo! Muitos garimpeiros fizeram vídeos desesperados pedindo alimentos e a condição mínima de saída da selva, que é via transporte aéreo! Precisamos de respeito e dignidade para esses trabalhadores.” disse Nicoletti.
“Com o bloqueio aéreo, os garimpeiros não conseguem sair e também não está sendo possível a chegada de medicamentos, alimentos e nem mesmo a retirada de doentes da mata fechada” afirmou o parlamentar.
Nicoletti ainda solicitou que o Governo Federal possa prover dignidade para essas famílias que não poderão mais trabalhar para colocar comida na mesa: “Solicitei uma contrapartida do Governo Federal, seja por meio de Auxílio Brasil ou alimentação, para que essas famílias não fiquem desamparadas.” disse Nicoletti.
O deputado reafirmou o seu compromisso em defesa da regulamentação dessa atividade que sempre movimentou a economia local: “Em Roraima a economia sempre girou em torno do garimpo, por isso, desde o início do meu mandato, defendo a regularização da mineração para que ela possa acontecer de forma correta. O garimpeiro não é bandido! São trabalhadores e pais de família que precisam dessa atividade para garantir o seu sustento. No Congresso Nacional seguirei trabalhando pela aprovação do Projeto de Lei 191/2020 para regulamentar a mineração em terras indígenas.” Completou o parlamentar.