Tipos de lipoaspiração e as diferenças entre elas

A lipoaspiração teve seu início na década de 80, portanto um procedimento que vem sendo realizado há aproximadamente 40 anos. – Foto: Divulgação

Para falarmos dos tipos de lipoaspiração hoje realizadas é interessante fazermos um breve resumo sobre a evolução, utilidade, e como é realizada essa técnica cirúrgica hoje tão difundida e realizada no mundo todo.

A lipoaspiração teve seu início na década de 80, portanto um procedimento que vem sendo realizado há aproximadamente 40 anos, com a finalidade de remover os excessos de gordura abaixo da pele utilizando cânulas inseridas sob a pele através de orifícios de alguns milímetros.

A gordura sob a pele basicamente é dividida em duas camadas, uma mais profunda em contato mais próximo à musculatura, e uma camada mais superficial em contato mais íntimo com a pele.

Na lipoaspiração convencional o foco é na maior retirada da gordura presente na camada profunda, evitando-se retirar muita gordura da camada mais superficial, além disso, essa retirada é feita de maneira mais homogênea, ou seja é feita por igual em toda a extensão das áreas lipoaspiradas, com isso obtém-se uma melhora do contorno corporal, mas sem grande evidência dos limites musculares.

No início dos anos 2000, da técnica convencional surgiu a lipoaspiração de alta definição (também chamada de lipo HD, 3D, ou LAD) onde além da grande retirada de gordura presente na camada profunda, passamos a realizar maior retirada de gordura da camada superficial mais rente à pele, e agora não de forma homogênea, mas mais concentrada nas áreas de limites da musculatura, permitindo evidenciar mais a musculatura sob a pele, por isso maior definição de contornos musculares.

Quais são as três principais cirurgias plásticas mais procuradas pelos brasileiros, além da lipoaspiração?

Principais cirurgias plásticas procuradas pelos brasileiros.

Segundo as últimas estatísticas da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) divulgadas em 2020, as cirurgias plásticas estéticas mais realizadas no Brasil são:

1. Lipoaspiração

2. Próteses de mama

3. Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)

4. Abdominoplastia

5. Mastopexia (suspensão das mamas)

Quais foram os avanços? Avanços na lipoaspiração.

Os avanços mais recentes relacionados à lipoaspiração foram os seguintes:

Vibrolipoaspiração: As cânulas de lipoaspiração, inicialmente dependentes unicamente da força realizada pelo cirurgião plástico para quebrar a gordura a ser aspirada, passaram a ser conectadas em aparelhos que geram vibrações em altas frequências, diminuindo a necessidade de força aplicada pelo cirurgião, e tornando mais eficiente a quebra de gordura a ser aspirada.

Lipoaspiração ultrassônica: A gordura sob a pele é fragmentada com o auxílio de energia ultrassônica, causando menos danos aos vasos sanguíneos e tecidos de sustentação da gordura, gerando portanto menos trauma, menos hematomas, ao mesmo tempo que contribui para maior retirada de gordura e melhor retração da pele.

Renuvion: Após a lipoaspiração o organismo produz um tecido de cicatrização sob a pele que gera uma retração dessa pele em graus bastante variáveis, mas muitas vezes insuficientes para melhorar a flacidez de pele. O Renuvion é uma moderna tecnologia que combinando a energia de radiofrequência associada ao gás hélio geram o jato de plasma, um tipo de energia que retrai de maneira excepcional a pele, melhorando bastante sua flacidez, deixando-a mais firme, como que “colada”, mais aderida à musculatura corporal.

Quais eram os volumes de gordura retirados? (o que mudou até hoje)

Volumes de gordura retirados

Atualmente, segundo o conselho federal de medicina, o limite de segurança para retirada de gordura com a lipoaspiração deve ser no máximo de 7% do peso do paciente em litros, ou seja, em um paciente de 60 kg o máximo de gordura a ser retirado seria próximo a 4,2 litros. Atualmente, com o advento de técnicas mais avançadas para quebra da gordura com menor trauma e menor sangramento (como a lipoaspiração ultrassônica) a tendência é que tais parâmetros possam mudar, permitindo uma retirada maior de gordura com mais segurança.

Quais tipos de contornos que as mulheres estão buscando?

Tipos de contornos buscados pelas mulheres

As mulheres procuram mais frequentemente uma melhora no contorno das seguintes regiões:

– Abdome, principalmente na porção ao redor e abaixo do umbigo (a popular “pochete”)

– Flancos, a região da cintura, melhorando muito o contorno posterior, realçando a projeção dos glúteos

– Costas, retirando o excesso que gera dobras na região do sutiã, do biquini

– Culotes, melhorando o contorno nas laterais do quadril e das coxas

– Braços e Coxas

– Prolongamentos axilares, aquela gordurinha entre as axilas e o colo das mamas

O grau de definição dos contornos varia entre baixa, moderada ou alta definição, dependendo da vontade da paciente, bem como do excesso de gordura (percentual de gordura corporal) apresentado, e tecnologias associadas, como o RENUVION, contribuem ainda mais para realçar tais definições.

(*) Dr. Fabiano Paiva, cirurgião plástico.

Veja também

Topo