A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) iniciou nesta terça-feira, 31, o fechamento de três canteiros centrais no bairro São Vicente. O primeiro fica na avenida Sebastião Diniz com a avenida Surumu; o segundo, na avenida Presidente Castelo Branco com avenida Nossa Senhora da Consolata e o último na avenida Getúlio Vargas com avenida Presidente Castelo Branco.
Segundo o secretário Jullyerre Pablo, o objetivo das mudanças é reduzir acidentes e garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. “Durante e depois dos serviços, os condutores deverão utilizar o retorno mais próximo. A medida mantém a travessia de pedestres”, explicou.
José Gomesuari é morador do São Vicente há 30 anos. Nesse período já presenciou muitos acidentes na avenida Surumu, alguns com vítima. Ele acredita que o local se tornou um ponto crítico de acidentes por imprudência dos motoristas. “Aqui é sinalizado, mas sempre tem acidente. Os motoristas precisam redobrar a atenção e respeitar os outros para evitar as colisões”, disse.
Outros fechamentos
De acordo com a SMST, mais de 235 mil veículos circulam atualmente em Boa Vista. A Prefeitura adotou medidas para melhorar o trânsito na cidade. Estudos feitos pela secretaria constataram a necessidade de mudanças em trechos movimentados devido à ocorrência de acidentes de trânsito.
Para se ter uma ideia, três retornos na avenida Major Williams foram fechados entre as avenidas Ene Garcez e Capitão Júlio Bezerra. São eles: os cruzamentos da rua Valério Magalhães, Prof. Agnelo Bitencourt e Padre Caleri. O canteiro central da avenida São Joaquim com Padre Anchieta, localizado no bairro Dr. Silvio Leite também foi fechado.
A SMST ainda fechou outros dois canteiros no bairro São Francisco, Zona Norte da cidade. Um na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no cruzamento com a rua Eduardo Ribeiro e o outro com a rua Cap. Franco de Carvalho Filho.
Ráyra Fernandes