O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Comissão de Gestão Socioambiental, deu início nessa segunda-feira, 6 de junho, ao calendário de ações socioambientais que ocorrerão durante a VI Semana do Meio Ambiente, com a realização de atividades voltadas à sensibilização do corpo funcional e à preservação ambiental.
A abertura do evento ocorreu no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, com a realização de palestras, anúncio da implementação da energia solar em todos os prédios do Poder Judiciário, apresentação do Portal da Sustentabilidade, bem como e o detalhamento das boas práticas adotadas pelo Poder Judiciário para reduzir os impactos no meio ambiente.
O presidente do Poder Judiciário roraimense, desembargador Cristóvão Suter, ressaltou uma das principais ações do TJRR para 2022, a substituição da matriz energética tradicional pela solar, se tornando o primeiro Tribunal de Justiça do país a contar com energia 100% limpa e renovável.
“O Tribunal de Justiça de Roraima tem orgulho em poder participar decisivamente desta transformação desenvolvendo dezenas de ações e campanhas relacionadas à preservação do meio ambiente. Temos a consciência de seguir adiante, com o objetivo de proteger a nossa terra, e para tanto, o TJRR inova uma vez mais passando a utilizar a energia solar em todas as unidades judiciais e administrativas, se tornando um lugar ainda mais verde”.
Durante o evento, a secretária da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), Veruska Lobo, apresentou o novo portal de sustentabilidade do Poder Judiciário, que contém informações sobre as ações solidárias e socioambientais realizadas ao longo dos anos e o detalhamento sobre o Plano de Logística Sustentável do TJRR. O portal da sustentabilidade pode ser acessado pelo link https://sustentabilidade.tjrr.jus.br/inclusão-e-acessibilidade.
“Trouxemos como novidade um novo portal da sustentabilidade, nele temos as informações relacionadas a temática como ações solidárias, ações socioambientais. Que contém informações sobre o Plano de Logística Sustentável 2021-2023, os relatórios de desempenho anual, as ações socioambientais, solidárias, de acessibilidade e inclusão, além da qualidade de vida. Assumimos a responsabilidade de fomentar a consciência ambiental”.
A chefe do Núcleo de Meio Ambiente da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (CAERR), Airlene Carvalho, destacou a importância da parceria.
“Conseguimos uma rede de multiplicadores engajados com a sustentabilidade e com a natureza, com a proteção dos nossos rios principalmente, porque é onde fica a principal fonte de captação de água para que a população tenha água potável”.
O analista ambiental e engenheiro Agrônomo da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Agnaldo de Aguiar Junior, afirmou que tem orgulho imenso de fazer parte dessa parceria com o TJRR com a realização de palestras públicas, palestras nas escolas, rodas de conversa, ações de recuperação de áreas degradadas, questão.
Após o evento, foram distribuídas mudas de plantas aos participantes. Uma amostra do trabalho realizado pelas artesãs do projeto Ateliê Solidário com a exposição de ecobags, sacolas e bolsas ecológicas, carteiras e pelúcias feitas de material reciclável como banners e embalagens de ração para pets, também integrou a abertura da Semana do Meio Ambiente.
Programação
Durante a VI Semana do Meio Ambiente o Poder Judiciário de Roraima, realizará por meio da Comissão de Gestão Socioambiental, diversas ações paralelas e itinerantes como palestras, cursos, blitz sustentável, feira de artesanato, além de distribuição de mudas e lixeira para veículos, para fomentar práticas sustentáveis e sensibilizar magistrados, magistradas, servidores, servidoras, trabalhadores e trabalhadoras terceirizados, estagiários, estagiárias, assim como a população em geral sobre a importância de uma atuação ao meio ambiente ainda mais cautelosa e de proteção à natureza.