TV Assembleia apresenta documentário “Formação & Emprego: Roraima em busca do Match”

Documentário estreia nesta segunda-feira, 12, e traz histórias reais, dados e reflexões sobre o mercado de trabalho no estado. – Fotos: Reprodução TV Assembleia / Jader Souza / Alfredo Maia | SupCom/ALERR

Na próxima segunda-feira, 12, às 13h30, a TV Assembleia apresentará o documentário “Formação & Emprego: Roraima em busca do Match”, uma produção que mergulha nas histórias e nos números que revelam os desafios e oportunidades do mercado de trabalho roraimense.

O documentário propõe uma reflexão sobre como a mão de obra formada nas instituições de ensino superior e técnico, está ou não, sendo absorvida pelo mercado local, e o papel do Poder Legislativo na criação de políticas e soluções que aproximem qualificação e empregabilidade.

Produzido pela TV Assembleia, o documentário é o resultado de um trabalho minucioso de pesquisa, entrevistas e levantamento de dados. A equipe de produção é formada pelas jornalistas Marilena Freitas e Camila Dall’Agnol, com reportagem de Júlia Matos, imagens de Emackson Sarmento e edição de Marcelo Fernandes. A proposta surgiu da necessidade de entender o cenário de transição entre a formação acadêmica e técnica e o ingresso no mercado de trabalho, com base em dados regionais e nacionais.

Camila Dall’Agnol.

Segundo a diretora de Televisão e Rádio da ALERR, Camila Dall’Agnol, a escolha do tema surgiu da observação da realidade local.

“Roraima tem uma grande oferta de cursos técnicos e de nível superior, mas ainda há dúvidas sobre o quanto esse capital humano está sendo aproveitado. Nosso objetivo é mostrar esse cenário e provocar o debate sobre como podemos fortalecer a relação entre educação e empregabilidade”, destacou. Para ela, o documentário busca despertar reflexão e apontar caminhos para políticas públicas mais efetivas.

Júlia Matos.

Durante as gravações, a repórter Júlia Matos acompanhou histórias de estudantes, professores, especialistas, economistas e trabalhadores de diferentes áreas.

“Por duas semanas, estivemos com pessoas que buscam qualificação, profissionais já formados, desempregados e até migrantes que encontraram aqui uma nova oportunidade. Conhecemos sonhos, desafios e perspectivas que mostram o quanto Roraima é promissor. É importante dar visibilidade a frentes de apoio e soluções que absorvam essa mão de obra qualificada”, relatou Júlia.

Marilena Freitas.

A produtora Marilena Freitas ressaltou o trabalho coletivo da equipe e o compromisso em abordar o tema de forma sensível e informativa.

“Cada etapa foi pensada para conectar dados e histórias reais. Nosso foco é mostrar a importância da educação e do trabalho como pilares do desenvolvimento, e como o Legislativo pode contribuir nesse processo”, explicou.

O documentário também destaca o impacto da migração na ocupação de vagas em setores manuais e o novo perfil da força de trabalho em Roraima.

O público poderá acompanhar o documentário “Formação & Emprego: Roraima em busca do Match” na programação da TV Assembleia (canal 57.3) e nos canais oficiais da Assembleia Legislativa de Roraima no YouTube e redes sociais.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr

Bárbara Carvalho

Veja também

Topo