O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) oferece às escolas públicas e privadas de Boa Vista palestras sobre o acolhimento de alunos com deficiências físicas e transtornos comportamentais ou neurofuncionais. O objetivo é ajudar a comunidade escolar na inclusão dessas pessoas.
O suporte psicopedagógico pode ser solicitado pelo telefone 2121-0947. Segundo Jussara Barbosa, diretora do NAI, o serviço é destinado às escolas de ensino fundamental e médio. “A palestra aborda a importância do diagnóstico precoce desses alunos para que a comunidade escolar possa compreender as especificidades desses alunos, possibilitando assim a inclusão”, ressalta.
A iniciativa busca orientar professores e servidores sobre o encaminhamento desses alunos para avaliação profissional. “Com o tratamento ou acompanhamento adequado o aluno com deficiência pode acessar o Ensino Superior mais preparado e estimulado. Por isso, precisamos de profissionais capacitados para identificar precocemente as dificuldades de aprendizagem e os transtornos comportamentais”, frisa Jussara.
“A Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021, preconiza que deve ser garantido aos professores da educação básica formação continuada para identificação precoce dos sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem ou ao TDAH”, completa. As palestras do NAI/UERR são oferecidas desde 2018. Até 2020 foram certificados 566 professores do município de Boa Vista.