Uerr realiza palestras de prevenção ao HIV/Aids alusivas ao Dezembro Vermelho

Objetivo é orientar estudantes, comunidade acadêmica e a população em geral sobre a prevenção das ISTs e do vírus HIV; evento continua nesta terça-feira. – Fotos: Ascom | Uerr

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e ao combate ao HIV/Aids, a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) promove desde esta segunda-feira, 1º, o “Encontro de Promoção e Prevenção das IST/HIV/Aids”. O evento continua nesta terça-feira, 2.

O evento tem o objetivo de orientar estudantes, comunidade acadêmica e a população em geral sobre a prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e do vírus HIV.

Dados da Sesau (Secretaria de Saúde) apontam uma redução no número geral de casos de Aids. Entretanto, há preocupação com o aumento de infecções entre jovens de 15 a 19 anos, público que tem sido diagnosticado precocemente com o vírus.

Considerando que 1º de dezembro marca o início das ações do Dia Mundial de Combate à Aids e que a prevenção é a principal estratégia de enfrentamento à doença, a Uerr reúne diversas instituições parceiras para ampliar a disseminação de informações sobre saúde.

Participam da ação acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, entre outros.

Professora Jacqueline Voltolini.

Para a coordenadora do evento, professora Jacqueline Voltolini, o encontro busca levar para a comunidade acadêmica e para a população em geral todo o conceito de prevenção, mostrando quais são as tecnologias novas que a saúde e o SUS possui, a exemplo das tecnologias tradicionais (preservativos internos e externos, lubrificantes, vacinas), bem como, o autoteste.

“Este espaço visa também discutir quais são os dados atuais sobre as IST/Aids, qual a população que está mais afetada e o que se pode fazer dentro da comunidade acadêmica, para levar informação à essa população, afim de diminuir os dados de IST/Aids no nosso estado”, reforçou.

Participando do encontro promovido pela UERR, Sebastião Diniz Neto, presidente do Grupo DiveRRsidade, ONG que atua há 24 anos em Roraima, disse que o evento tem a importância, principalmente, devido aos casos de jovens que estão sendo infectados com o vírus HIV.

Sebastião Diniz Neto, presidente do Grupo DiveRRsidade.

“Fazer esse trabalho, somando com os acadêmicos, para que possamos combater o preconceito com a pessoa que descobre ter o HIV. Então, esse encontro está salutando todo esse processo aqui em Roraima”, completou Diniz.

Segundo os organizadores, uma das principais estratégias no enfrentamento das ISTs e do HIV/Aids é a informação. Por isso que a participação de universitários da área de saúde é importante, pois, são eles que, também, serão propagadores dessas informações e desses cuidados.

Eliase Steven, aluno do curso de Enfermagem, salientou a importância da atividade.

Eliase Steven, aluno do curso de Enfermagem.

“Este encontro traz uma renovação melhorada e atualizada sobre a saúde atualmente. Muitas pessoas ainda não sabem que existem novas condutas para os profissionais de saúde. E, para mim, está sendo uma inovação, já que quero ser profissional da saúde e vou valorizar meu curso e meu conhecimento”, reforçou.

O encontro ocorre no Campus Célia Maria Magalhães Nobre da UERR e conta com programação ao longo desta segunda-feira, 1º, e terça-feira, 2 de dezembro, incluindo apresentações de trabalhos científicos.

O evento é aberto ao público, com inscrições gratuitas realizadas no local. Os participantes recebem brindes e kits de cuidados com a saúde.

Luzimário Pires

Veja também

Topo