
A Universidade Federal de Roraima aprovou seis novos programas de residência uniprofissional em Medicina Veterinária. A divulgação ocorreu com a 12ª sessão ordinária da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizada na última quarta-feira, 17.
Os programas contemplam áreas estratégicas da formação veterinária como Clínica Médica de Animais de Companhia, Diagnóstico por Imagem em Animais de Companhia, Patologia Animal, Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia e Anestesiologia Veterinária. Ao todo, serão seis residências, com diversas vagas por programa.
De acordo com a professora da UFRR e coordenadora dos programas, Heloísa Godoy, as bolsas serão financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com início previsto para março de 2026. “Trata-se de um marco importante para a universidade. Esses programas ampliam significativamente a capacitação de novos médicos-veterinários, preparando especialistas qualificados para o mercado de trabalho e para o atendimento em saúde animal”, observa.
A iniciativa representa as primeiras residências uniprofissionais em Medicina Veterinária aprovadas no estado de Roraima, consolidando a UFRR como referência regional na formação especializada na área. “Além disso, os programas contribuem para o fortalecimento do ensino e a pesquisa na universidade e em Roraima contribuindo para a qualificação dos serviços prestados à sociedade, especialmente no contexto da saúde e cuidado com os animais de companhia”, destaca ainda Heloísa Godoy.
Ainda conforme a professora, mais informações sobre os editais de seleção e o número de vagas por especialidade ainda deverão ser divulgadas pela UFRR.
