UFRR disponibilizará 60 vagas nos cursos de Licenciatura em Educação no Campo

A inscrição será realizada via internet, a partir das 8h do dia 10 de abril. – Foto: Ascom/UFRR

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal de Roraima (CPV/UFRR) divulga o processo de seleção dos candidatos ao preenchimento de vagas nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas e Sociais) e de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Matemática). Os cursos de tem o objetivo para a formação de professores da educação básica de Roraima. Os cursos serão realizados utilizando a Pedagogia da Alternância.

O processo seletivo destina-se à seleção de candidatos que concluíram o ensino médio e que trabalham ou residem no campo, com fins ao ingresso nos cursos de graduação presenciais. Serão oferecidas 60 vagas. Destas 30 serão para o curso de Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais (L); e 30 para o curso de Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática(L), de acordo com o segmento da população.

A inscrição será realizada via internet, por meio do endereço eletrônico https://cpv.ufrr.br/seletivo/, a partir das 8h do dia 10/04 até as 23h59 de 12/05/2023, (horário local) conforme cronograma do edital.

Alternância

O método da Pedagogia da Alternância consiste na articulação entre Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC). O programa de cada disciplina se inicia nos encontros presenciais do TU e tem continuidade quando os discentes retornam às suas comunidades, onde eles concluirão as atividades didático-pedagógicas que cada professor orienta conforme os estudos teóricos/práticos realizados em sala de aula, constituindo o período TC.

Em atendimento às Leis nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e n° 13.409, de 28 de dezembrode2016, 50% das vagas dos cursos de graduação da UFRR serão reservadas, por curso e por turno, aos candidatos que tenham cursado o ensino médio ou equivalente integralmente em escolas públicas, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

 

 

Veja também

Topo