Dando continuidade às ações de reforço na prestação de serviços das unidades hospitalares do Estado, a Sesau (Secretaria de Saúde), deu início esta semana a treinamentos dos servidores que atuarão na operação de aparelhos de ecografia.
O aparelho de ultrassonografia é utilizado para realização de exames de imagem, facilitando o início de investigação e diagnóstico clínico, sendo realizado no paciente de maneira simples e indolor.
A primeira unidade a passar pela capacitação é o HC (Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues), no bairro Sílvio Botelho, na zona oeste de Boa Vista. Os trabalhos encerram nesta quinta-feira, 24.
“Receber novos aparelhos ajudam a modernizar, pois oferecem o que há de melhor em termos de tecnologia para os pacientes, melhorando a imagem e o diagnóstico, além de ter mais acurácia na identificação de doenças quando necessário”, destacou o diretor do HC, Don Martins.
Ao todo, o estado fez a aquisição de oito aparelhos, por meio de emendas parlamentares. Devido à complexidade de suas funcionalidades, houve a necessidade de estruturar um plano para a realização de treinamentos junto às unidades contempladas.
Representante da RioMed, empresa especializada na distribuição de equipamentos de saúde, Larissa de Souza veio especialmente do Acre para instruir os servidores sobre o manuseio dos equipamentos. Ela ressalta as vantagens que a nova tecnologia trará para o HC.
“Na linha intermediária, essa ultrassom é a mais avançada atualmente, com alguns ajustes melhores que outros equipamentos. A imagem é mais definida em níveis de cinza e preto, úteis para uma definição melhor. O médico não vai ter dificuldade nenhuma de avaliar e de fazer um bom diagnóstico com esse equipamento”, pontuou.
Wagner Tostes é um dos ecocardiografistas do Hospital das Clínicas. Para ele, o treinamento é vital para melhorar a precisão de diagnósticos dos pacientes assistidos pela unidade.
“Para nós que trabalhamos com imagem é fundamental esses aparelhos que chegaram agora. A imagem desse aparelho, para mim, é uma das melhores que já trabalhei. Ele tem uma nitidez muito grande, eu diria que nós estamos trabalhando com o que há de melhor em tecnologia, em relação a imagem”, ressaltou.
O funcionário público Antônio Cardoso, 53, precisou fazer um exame de ecocardiograma e teve a oportunidade de ser um dos primeiros a experimentar o aparelho novo.
“Para a minha surpresa positiva, o aparelho é muito moderno e sofisticado, isso possibilitou que o doutor fizesse um diagnóstico mais preciso e claro”, comentou.
O treinamento também será repassado para os profissionais que atuam no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento; Hospital Materno Nossa Senhora de Nazareth; Pronto Atendimento Cosme e Silva; Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto; Hospital Epitácio de Andrade de Alto Alegre; e Unidade Mista de Caroebe.
Suyanne Sá