Urban95 Brasil: Pesquisa aponta que descentralização do Família que Acolhe foi aprovada pela população

O objetivo da pesquisa é compartilhar com os demais gestores a experiência, os desafios e os resultados das ações do Urban95 realizadas em Boa Vista. – Fotos: Katarine Almeida

A partir de um trabalho iniciado em 2013, Boa Vista se tornou pioneira na implementação de políticas públicas de Primeira Infância no Brasil. Quase 10 anos depois, a experiência, os desafios e os resultados desse trabalho foram reunidos e compartilhados durante o 1º Encontro da Rede Urban95 do Brasil, que teve início nesta terça-feira, 17, na capital roraimense.

Durante o evento, a diretora técnica da Polis Pesquisa, Bertha Maakaroun, apresentou os resultados prévios da pesquisa “Impactos da Política Pública de Primeira Infância em Boa Vista”, alcançados pela prefeitura no programa Família que Acolhe (FQA), desde o ano 2013, quando foi implantado na capital, até 2021, a respeito das ações do Urban95 na capital.

Dentro da pesquisa, foi apontada a descentralização das ações do FQA para os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), feita na gestão do prefeito Arthur Henrique, que possibilitou um alcance maior dos serviços ofertados. Isso porque até 2020, o atendimento ocorria exclusivamente no prédio sede, localizado no bairro Pintolândia.

Até o momento, entre as beneficiárias do FQA entrevistadas para a pesquisa, cerca de 98% avaliam o programa como: ‘Ótimo e Bom’. O percentual é equivalente à mais de 2.800 beneficiárias entrevistadas entre seis Cras.

“Essa é uma avaliação do programa e do atendimento. As entrevistas continuam, mas percebemos que a opinião é uniforme entre os locais de atendimento, os Cras. Isso nos diz que a descentralização do serviço foi bem-sucedida”, disse Bertha.

Para a diretora, o conjunto de ações que integram o Urban95 é como um ciclo virtuoso de oportunidades de ampliar, o atendimento da Primeira Infância, para todas as dimensões dos municípios.

“O município que já tem uma história pioneira nessa política, com um público alvo definido, como é o caso de Boa Vista, vai sistematizando de uma forma mais estruturada, de modo a implementar a todas as intervenções urbanas. Ao mesmo tempo em que constrói fundamentos, para que esse olhar venha a ser um legado”, disse.

O Comitê

O Plano de Investimentos 2019-2021, também citado na apresentação, foi construído pelo Comitê Tripartite Estratégico, composto pela Prefeitura de Boa Vista, Avisi Brasil e Fundação Bernard Van Lee, que definiu as ações. Para o 1º Encontro do Urban95 Brasil, foram escolhidas algumas para análise dos impactos, desafios e perspectivas que as ações abrem para o futuro da cidade.

Ana Gabriela Gomes

 

 

Veja também

Topo