Foi realizado, na manhã deste sábado, 1º, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), o sorteio das 23 urnas eletrônicas que passarão pelos testes de integridade e autenticidade. As urnas sorteadas são de 10 municípios do estado.
Logo após o sorteio, os técnicos do TRE-RR prepararam as urnas, com nova carga e lacre, das seções sorteadas para substituir os equipamentos que passarão pela auditoria. Para o teste de integridade, que acontecerá no Teatro Municipal de Boa Vista, foram sorteadas 6 urnas de Boa Vista, 2 de Caracaraí, 2 de Alto Alegre, 1 de São Luiz, 1 de Mucajaí, 1 de Pacaraima, 3 Rorainópolis, 1 de São João da Baliza, 2 de Iracema e 1 de Amajari.
Já para o teste de autenticidade, as urnas sorteadas são duas de Boa Vista e uma de Rorainópolis. Na auditoria de autenticidade, não ocorre troca de urna porque o teste ocorre na própria seção eleitoral. Nesse caso, os auditores realizam um procedimento de verificação com o objetivo de testar a autenticidade dos sistemas da urna eletrônica.
Integridade
Este ano, a auditoria da votação eletrônica, que é o teste de integridade das urnas, vai acontecer no hall do Teatro Municipal de Boa Vista. Em torno de 80 servidores públicos realizarão a votação paralela nas urnas sorteadas durante todo o período de votação, até 16h. Todo o procedimento será gravado, além de transmitido ao vivo pelo canal do TRE-RR no Youtube