
Muita adrenalina e ronco de motores estão por vir, vem aí o Velocross do Surumu, competição disputada na Comunidade indígena do Surumu, localizada no município de Pacaraima, no Norte de Roraima. O evento é uma disputa inédita da modalidade, entre os povos indígenas no estado de Roraima e também em todo o Brasil, também primeiro a ser homologado pela Federação de Motociclismo de Roraima (Femorr).
A disputa é realizada dentro do festejo mais antigo de Roraima, da Comunidade do Indígena do Surumu, e ocorrerá no dia 7 de março, com mais de R$ 9 mil em premiação, com expectativa para reunir mais de 50 pilotos, entre eles vindos do Amazonas, capital Boa Vista e demais interiores.

Neste nono ano de disputa, o evento irá ocorrer em cinco categorias: Nacional A, Nacional B, Nacional C, 230 livre e categoria mirim.
Conforme explica um dos organizadores da competição, o ex-piloto Rodrigo Melo, que foi um dos primeiros competidores representante dos povos originários, e agora relata que existe um notório equilíbrio técnico entre os participantes.
“O nível de pilotagem está muito alto e com isso todos estão no páreo, é difícil apontar um favorito, vão medir forças de igual para igual”, frisou Rodrigo Melo.
Além da disputa e nível técnico, a competição tem valor de inserção da modalidade em todos os povos, reintegrando a possibilidade de surgimento de talentos para o Velocross, dentro de todas as culturas e raças.

“Temos a principal finalidade que é propagar o esporte e o Velocross, entre os jovens, trazer esse esporte para outras culturas originárias, sabemos que o esporte está no alcance de todos, independente da raça, religião ou etnia”, frisou Rodrigo Melo.
A modalidade foi inserida na Comunidade de Surumu, pelo piloto Rodrigo Melo, que há quase uma década era o único representante do Surumu nas competições disputadas no Estado de Roraima. Rodrigo Melo passou a ser organizador dos eventos de Velocross, e vem visando revelar novos talentos e promover calendário de programações no Surumu.
Participação especial
Em 2026, o evento tem como destaque a participação do campeão brasileiro e mundial de freestyle, o piloto roraimense Kiko Louco, que mora atualmente no Japão e curte férias no Brasil.

