Vencedora do Prêmio Nestlé, escola de Boa Vista promove saúde e bem-estar aos estudantes

A Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes conta com a participação das 1180 crianças de 6 a 12 anos matriculadas, na busca por mais qualidade de vida. – Fotos: Diane Sampaio

A preocupação com a sustentabilidade e o bem-estar das próximas gerações toma conta do mundo inteiro e Boa Vista não fica de fora. Com o projeto “Trilhando Hábitos Saudáveis”, a Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes está entre as 10 vencedoras do Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, da Fundação Nestlé Brasil. O objetivo é inserir as crianças em hábitos saudáveis sem perder a diversão.

Para o prêmio, são selecionadas duas escolas por região (Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste), totalizando dez instituições de ensino brasileiras. O prêmio é de R$ 35 mil que serão investidos na estrutura de cada projeto. Para Edinar de Souza, a gestora da Raimundo Eloy Gomes, o sonho de entregar uma Praça Ecológica para a criançada vai finalmente se realizar.

“O projeto atende às necessidades da nossa comunidade com a promoção de hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos, alimentação moderada e compreensão das porções adequadas de alimentos. E todos os alunos participam. As crianças do 1º Ano ficam com a Cozinha Pedagógica. E os demais participam da trilha e da Gincana dos Conhecimentos. É um conjunto de ações que resulta na Praça Ecológica”, afirmou.

Brincando e aprendendo

A coordenadora pedagógica Elisane Araújo e a professora Eliene Barros formam uma dupla infalível quando o assunto é ecologia divertida. A criançada aprende percorrendo um trajeto que envolve habilidade física e mental. Mas eles não se intimidam. Afinal, estudar por meio de brincadeiras é a melhor forma de aprendizado.

“O projeto começou com a Trilha do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e, desde então, expandimos para toda a escola. A ideia é proporcionar momentos em que eles não apenas gastam energia correndo, mas também aprendem de forma útil e interativa durante os intervalos, brincando”, contou Elisane.

As atividades se estendem para a sala de aula, onde os alunos esperam ansiosos pelo momento de aprender. “A interação ao ar livre faz toda diferença. Eles ficam muito mais interessados e empolgados, o que reflete no aprendizado. Estão se mostrando motivados nas atividades em sala de aula e isso faz uma diferença significativa”, disse a professora Eliene.

Crescendo bem forte

O aluno Lucas Davi, de 9 anos, é um fã de esportes e não perde as brincadeiras que envolvem atividade física. Ele dá um show na amarelinha e no pingue-pongue. “Estamos aprendendo muitas coisas legais sobre saúde. Acho que vou crescer bem forte! Fico animado para brincar com os meus colegas”, frisou o pequeno.

Receitas saudáveis: a criançada coloca a mão na massa

Um dos primeiros passos para uma boa saúde é cuidar da alimentação. E para os pequenos do 1º ano Christopher Alexandre, Pietro Souza, Eluane Liandra e Gabriel Silva, as receitas saudáveis não deixam de ser uma delícia. Eles já estão se tornando chefs na família, mas sempre com a supervisão dos responsáveis.

“Eu fiz a receita de bolinho de abóbora. Comi depois e estava gostoso. Eu já consigo fazer sozinha, mas a minha mãe ainda me acompanha. Ela provou e disse que eu sou ótima na cozinha. No bolinho tem vitamina A e C, bom para a saúde, tanto dentro quanto fora do corpo. Eu aprendi isso aqui na escola”, disse Eluane, de apenas 6 aninhos.

Bruna Norales

 

 

Veja também

Topo