Vereador Ítalo Otávio fiscaliza escolas municipais e faz recomendações à prefeitura

Falta de cuidadores, problemas estruturais e ensino adequado para crianças imigrantes foram alguns dos problemas apontados pelo vereador durante as visitas. – Fotos: Ascom Parlamentar

O ano letivo da rede pública municipal iniciou nesta semana em Boa Vista e o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) no uso de suas prerrogativas fez visitas de fiscalização em algumas escolas.

O processo de escuta identificou um déficit no número de servidores, problemas na estrutura e falta de acolhimento adequado para crianças indígenas e venezuelanas.

As escolas Ioládio Batista da Silva, no bairro São Bento e Waldinete de Carvalho Chaves no Nova Canaã tem muito menos cuidadores do que deveria para a quantidade de crianças com laudo matriculadas nas unidades de ensino. De acordo com a lei municipal nº 1.411 de 2012, o acompanhamento destes alunos precisa ser feito de forma individualizada, ou seja, nas escolas deve ter um cuidador para cada estudante atípico.

Já na escola Cantinho do Céu, no bairro Treze de Setembro, os principais problemas são estruturais. O Prédio antigo revela a falta de reforma e as salas de aula estão sem banheiro para as crianças.

Com abrigos de imigrantes venezuelanos e indígenas no bairro, a Cantinho conta com quase 80% de alunos que falam espanhol ou línguas de povos originários e segundo relatos das professoras, a comunicação na sala de aula é difícil e consequentemente o aprendizado é comprometido.

“Nosso trabalho de fiscalização é feito no intuito de identificar os problemas e acionar o Executivo para soluciona-los. Em cada escola vistoriada, encontramos situações que precisam ser olhadas com atenção pela gestão municipal para que o ensino seja feito de forma efetiva e responsável”, disse Ítalo.

Ainda segundo o vereador, ofícios e indicações sobre as situações encontradas nas escolas serão feitos pelo gabinete parlamentar e entregues na Secretaria Municipal de Educação.

 

Veja também

Topo