Vereador propõe que prefeitura realize estudo de viabilidade para flexibilização de carga horária no serviço público

Ítalo Otávio diz que não deve haver prejuízo ao salário do servidor e nem prejuízo ao cidadão na qualidade do atendimento. – Foto: Ascom Parlamentar

Durante uma transmissão ao vivo (Live) pela rede social instagram, nesta terça-feira, 14, o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) apresentou uma proposta à prefeitura de Boa Vista para que o poder público realize um estudo de viabilidade de flexibilização do horário de trabalho dos servidores.

Segundo o parlamentar, não deve haver prejuízo ao salário do servidor e nem prejuízo ao cidadão na qualidade do atendimento, já que o horário será ininterrupto pelo período de expediente da manhã.

“Estou propondo que a Prefeitura de Boa Vista garanta mais qualidade de vida para os servidores públicos como já foi feito em outras cidades, a consequência disso é a redução de gastos dos cofres públicos”, explicou Ítalo.

Além do bem-estar ao servidor, essa viabilidade também garante aos pais ou familiares de pessoas com autismo ou com deficiência que tenham mais tempo de cuidar desses dependentes em um horário alternativo. Também garante que esses servidores possam levar essas pessoas ao médico, a tratamentos e terapias.

Além disso, esse regime de trabalho vai gerar redução de despesas ao poder público municipal, com a economia de gastos com água, luz, combustível, material de expediente e manutenções.

“Se a prefeitura fizer um estudo, pode manter os serviços essenciais no mesmo horário e com suporte administrativo de servidores em escala de trabalho caso necessário em algum turno alternativo”, finalizou.

Algumas cidades decretaram um regime de horário especial, em Paranaguá/PR, Imperatriz/MA e a capital Cuiabá/MT, por exemplo, garantiram essa flexibilidade para pais de pessoas com autismo e com deficiência.

Em Gurupi/TO, o poder público publicou decreto para garantir o trabalho ininterrupto de seis horas com foco na economia de despesas fixas. Também há decisões judiciais em favor de alguns servidores que precisam ter um horário diferenciado por causa de dependentes na família.

A proposta do vereador Ítalo foi elaborada por meio de indicação ao prefeito.

 

 

Veja também

Topo