
A corrida de rua realizada pelo Sest Senat Roraima, neste fim de semana, foi considerada um sucesso, movimentando a cidade com um clima de entusiasmo e superação.
A organização eficiente, o percurso bem sinalizado, o apoio do público e de patrocinadores, contribuíram para uma experiência segura e motivadora, além de impulsionar a prática de atividade física.
O evento teve a participação de 570 atletas amadores e profissionais, divididos em quatro categorias: trabalhador do transporte, comunidade em geral, PCD (pessoa com deficiência) e 60+.
Para o supervisor do Conselho Regional Norte I do Sest Senat Roraima, Rondônia, Amazonas e Acre, Demétrios Vianna, considerou a corrida de rua promovida pela instituição roraimense como de excelência.
“Posso dizer, com toda certeza, que foi um evento de qualidade da entrega do trabalho que o Sest Senat faz, tanto em organização, estrutura e quantidade de inscritos. Então isso é de uma grandiosidade que complementa todo um trabalho do Sest Senat de nível nacional”, disse o supervisor.
Demétrios Vianna destacou a participação dos atletas na corrida de rua, inclusive alguns vindos de outros municípios de Roraima. “A presença de cada um demonstra o comprometimento e a garra ao longo do percurso, reforçando a importância do esporte como ferramenta de saúde, integração e superação pessoal”, comentou.
Ele disse ainda que a ideia é ofertar cada vez mais esse tipo de atividade como forma de valorizar os praticantes de corrida de rua, principalmente o trabalhador do setor de transporte.
“A gente sabe que a maioria dos participantes é de motoristas que, às vezes na rotina dele do dia a dia, não tem tempo de cuidar de si, então isso é uma forma de estimular para que faça atividade física, cuide da sua saúde física como mental”, ressaltou o supervisor.
O número de inscritos surpreendeu os organizadores da corrida de rua, que não esperavam tamanha adesão do público. Segundo a diretora do Sest Senat Roraima, Karla Pinheiro, a grande procura demonstra o crescimento do interesse pelo esporte e a confiança dos participantes no evento.
“Atuamos em duas frentes de trabalho. Uma é a qualificação profissional do trabalhador do transporte e a outra é a qualidade de vida, onde a gente desenvolve ações de saúde e de esporte e lazer”, afirmou Karla.
Ela disse que a corrida de rua entrou no calendário de eventos do Sest Senat porque é um esporte que tem muitos adeptos em Roraima, sendo uma forma de viabilizar a participação do trabalhador do transporte nesse tipo de evento.
“A avaliação é superpositiva, pois nós conseguimos preencher as vagas disponíveis e ninguém faz nada sozinho. Esse evento foi um sucesso do ponto de vista de público e da qualidade, porque nós oferecemos aos participantes um kit diferenciado com frutas, com gatorade, energético, água de coco, além do sorteio de passagens terrestres ida e volta para Manaus, entre outros brindes”, ressaltou Karla.
Vencedores da corrida de rua destacam organização e clima do evento
Os vencedores da corrida de rua destacaram a excelente organização do evento e o clima de incentivo criado pelo público ao longo do percurso. Para eles, a prova não foi apenas uma disputa por resultados, mas uma celebração do esporte e da superação pessoal.
1º Colocado Categoria Transporte
Willeam Rafael Barros, 34 – vigilante na empresa Amatur
“Pratico corrida de rua desde 2018 e tenho quatro títulos de primeiro lugar. No total são 18 troféus. Tem uns três anos que eu conversava com colaboradoras do Sest Senat [Ana e Evanilde] para promoverem uma corrida de rua. Esse evento foi de um nível absurdo, completo, perfeito”.
1º Colocado na Categoria 60+
Manoel Barbosa de Carvalho, 63 – microempresário
“São três anos que participo de corrida de rua, porque o colesterol e triglicerídio sempre foram muito altos, e eu não queria tomar remédio. O médico disse para eu fazer atividade física que resolveria o problema. Esse é meu segundo troféu de primeiro lugar. Parabéns ao Sest Senat por esse evento tão bem organizado”.

1ª Colocada Categoria 60+
Maria Idelfranca Cavalcante, 67 – aposentada
“Já são oito anos de corrida de rua e muitos troféus e medalhas, graças a Deus. Eu era uma fumante e esse vício estava me adoecendo, então procurei um esporte e hoje eu sou uma vencedora. Essa corrida do Sest Senat foi maravilhosa”.
1º Colocado Categoria Geral Masculino
Leonardo Queiroz, 36 – vendedor
“Sou de Mucajaí e atleta desde os meus 14 anos, ligado a corrida de rua. Tenho vários troféus. O Sest Senat deu um show em organização, com percurso bem balizado, com ambulância e o pessoal do Detran garantindo a segurança no trânsito”.

1ª Colocada Categoria Geral Feminino
Rosiane Bandeira – personal trainer Smart Fit
“Já participo de corridas de rua, conquistando alguns títulos. Eu era do fisiculturismo, mas quando participei da minha primeira corrida de rua eu decidi me dedicar para ser uma boa corredora para ganhar um troféu. Essa corrida do Set Senat foi maravilhosa, é claro. Gostei muito, o percurso foi muito bom também”.

1ª Colocada Categoria PCD
Ana Clara Prata, 14 – portadora da Síndrome de RETT
As características da Síndrome de Rett incluem perda de habilidades motoras e sociais adquiridas. Esse problema é mais comum em crianças do sexo feminino, e entre os sintomas estão: o crescimento da cabeça diminui e as capacidades linguísticas e sociais se deterioram. Outros sintomas se manifestam em formas de perda de fala, movimentos involuntários das mãos, perda de mobilidade, entre outros.
Janilson Franco Câmara, 56 anos, é pai da Ana Clara Prata. Os dois já participam de corrida de rua desde 2019 e já colecionam 26 troféus. A família era de Manaus, mas mora há nove meses em Boa Vista que, segundo ele, oferece melhor qualidade de vida para a adolescente.
“Minha filha não fala, não anda e depende 100% da gente, todos os dias. Corremos juntos desde quando Ana Clara tinha oito anos e percebemos que ela começou a interagir porque ela conversa com a gente com os olhos. E quando ela teve essa reação, de se sentir bem, investimos na corrida de rua. Em Manaus, a gente fazia parte do sistema Sest Senat”, contou o pai da garota.
Janilson disse que a qualidade de vida em Boa Vista é dez vezes melhor do que a de Manaus. “Manaus é uma cidade muito quente, onde ela tinha uma média de 15 ataques de epilepsia por mês. Aqui, ela está tendo somente um ataque de epilepsia por mês. Então, para nossa família, isso é maravilhoso”.
Apoio
Para a realização da corrida de rua, o Sest Senat contou com a parceria da Asatur Transporte, Voare Táxi Aéreo, Publicar – Publicidade e Marketing, Smart Fit, Amatur Turismo, Distribuidora Parima, Centro de Treinamento Vavá Team, Fetec, ILoc Locação e Empreendimentos, Ayrton Veículos Multimarcas, Hérida Presentes, Grupo Rio Branco, Farmafórmula e Espaço Aeróbico.

