Vídeo sobre Mulher e o Mercado de Trabalho tem lançamento em canal do IFRR Zona Oeste

O vídeo é uma ação do projeto “Mulheres em pauta: acolhimento e orientação como estratégias para o enfrentamento de discriminações e o empoderamento feminino”. – Fotos: Ascom-IFRR

Programada para quinta-feira, 28, a roda de conversa “Mulher e o Mercado de Trabalho”, uma ação de extensão do campus do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) na zona oeste de Boa Vista, será disponibilizada, a partir das 19h, da data marcada, no canal da unidade de ensino no YouTube: CBVZO Campus Boa Vista Zona Oeste.

A ação faz parte do projeto de extensão do CBVZO intitulado “Mulheres em pauta: acolhimento e orientação como estratégias para o enfrentamento de discriminações e o empoderamento feminino”, aprovado pelo Pbaex (Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão) do IFRR.

O evento contará com a participação da pedagoga e doutora em Educação Joelma Fernandes e da também pedagoga e mestre em Educação Lysne Lira, que abordarão as principais questões da temática proposta.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a técnica em assuntos educacionais do CBVZO Aldaires Lima, a expectativa é que, por meio das informações e reflexões promovidas na roda de conversa, seja possível contribuir para a desconstrução de estereótipos impostos pela sociedade, visando à diminuição da desigualdade e da discriminação social fundamentadas nas diferenças de gênero no mundo do trabalho.

Sobre a iniciativa, uma das orientadoras do projeto, a professora Mariana Souza, explica a necessidade da realização do evento, pois embora as mulheres tenham conquistado muitos direitos, ainda enfrentam situações de violência e discriminação.

“Essas situações são fruto da estrutura patriarcal estabelecida na sociedade há vários séculos e, para a superação dessas dificuldades ainda existentes, precisamos discutir o assunto”, observou a professora.

Mas essa não será a única atividade do projeto. Conforme a estudante bolsista do projeto Yandhara Pereira, do curso técnico em Serviços Públicos do CBVZO, já estão em fase de organização outras ações para promover novas discussões sobre o tema desigualdade e discriminação de gênero.

“Planejamos, dentro do projeto, diversas discussões e reflexões por meio de mídia social, com a criação da nossa página no instagram @mulheres_empautaifrr. Os temas seguintes já estão programados para serem abordados com publicações e novas rodas de conversa: Violência contra a Mulher, Mulher e o Padrão de Beleza e a Maternidade. O intuito é sensibilizar a sociedade em relação aos conceitos, estereótipos e modelos de comportamento totalmente excludentes, empreendidos pelo patriarcado”, detalhou a aluna.

 

 

Veja também

Topo