Os 47 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram nesta quarta-feira, 20, do recesso escolar e estão empolgados para mais um semestre de muito aprendizado. É neste clima, que as escolas também estão recepcionando os pais, em momentos de acolhimento às famílias, sempre reforçando a importância da presença deles no ambiente escolar para o desenvolvimento infantil, hábito que influencia positivamente no rendimento das crianças.
Quem se sente feliz e realizada vendo seu filho, Alexandre Vinícius, 5 anos, interagindo com outras crianças na Escola Municipal Antônia Fernandes Cutrim é a dona de casa, Raquel Falcão, 41 anos. Mãe coruja, não perde a oportunidade de ir até a unidade presenciar tudo de perto, pois ela comprovou o quanto a escola foi essencial na melhoria do comportamento do filho, missão difícil enquanto era só a família na luta.
“Vejo que a escola teve um papel fundamental na vida do Alexandre. Ele era muito calado, não conversava, só fazia gestos e agia como se fosse mudo, não comia direito. Eu achava que ele tinha algum problema. Em apenas dois meses estudando, teve uma boa evolução, agora ele fala normalmente e come bem. Estou tendo resultados e por isso estou tão feliz por ele está nessa escola do município”, disse a mãe.
Neste primeiro dia de retorno às aulas, a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, visitou algumas escolas para verificar de perto como foi a preparação das unidades para este momento.
“Hoje é um dia importante para a rede municipal, dia do retorno letivo do segundo semestre. São mais de 47 mil alunos que voltam à sala de aula. Estamos felizes em poder receber as crianças, fazer esse acolhimento aos pais e falar da importância da parceria deles para o desenvolvimento infantil. Nessa oportunidade, os pais visitam as escolas, recebem o fardamento, conhecem os projetos em andamento e rever os profissionais que trabalham no dia a dia com as crianças”, disse.
Parceria escola e família
Os especialistas comprovam que a parceria família e escola contribui para o desenvolvimento das crianças, além de melhorar o seu desempenho escolar. Os pais devem assumir essa missão, seja acompanhando a frequência escolar, vendo como anda o comportamento, buscando saber qual é a avaliação dos professores e coordenadores sobre seu filho. Além disso, participar de reuniões e acolhimentos é uma das melhores formas de interagir com a escola.
Quem reforçou este assunto hoje no acolhimento da escola Municipal Antônia Fernandes Cutrim, foi a psicóloga Elane Florêncio. “Isso é extremamente importante para o aprendizado e para a evolução da criança no âmbito escolar. Quanto mais os pais participam do dia a dia escolar dos filhos, mais interessados pelos estudos eles serão e, consequentemente, se tornarão pessoas mais inteligentes e desenvolvidas no futuro”, declarou.
Ceiça Chaves