Pacientes do HGR (Hospital Geral de Roraima) foram contemplados com um mutirão de procedimentos para o tratamento de dor. A ação faz parte da programação “I Pain Summit Roraima 2023”, uma iniciativa do Sinpain Changing Lives, com apoio da Sesau (Secretaria de Saúde), Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e IFRR (Instituto Federal de Roraima).
A atividade desta quinta-feira, 22, foi executada por meio de membros do Voluntários da Dor, um grupo formado por médicos do país inteiro que realizam atendimento gratuito para pacientes pré-selecionados para tratamento definitivo, utilizando procedimentos de radiofrequência e crioablação.
“Esse tratamento de dor é para essas pessoas que precisam de uma intervenção, por que o remédio oral já não serve mais. Então é realizado um tratamento mais invasivo para a dor, evitando uma cirurgia de emergência, onde o paciente consegue ter uma vida longa mais tranquila”, explicou a diretora técnica do HGR, Juliana Gomes.
De acordo com os organizadores da ação, a unidade foi escolhida pelo projeto em razão de ser referência nos atendimentos de média e alta complexidade em Roraima, além de estar ampliando os serviços médicos.
Cuidando da dor
Em termos gerais, a dor crônica é caracterizada pelo surgimento de inflamações ou disfunções nos nervos do corpo humano, causando desconfortos que podem durar por uma semana ou até mesmo anos.
Alguns dos tipos de dores mais comuns são os provenientes de problemas de coluna cervical, lombar ou torácica que geram limitação de locomoção. Os incômodos são ainda piores para casos que envolvem pacientes em tratamento oncológico.
Médica anestesiologista com especialização em dor crônica, Iasmin Sindeaux é a idealizadora do projeto no Estado. Ela falou da importância de realizar o evento para os profissionais roraimenses.
“A forma que eu encontrei de trazer luz à sociedade em relação a esse tema da dor foi promover esse evento. São vinte médicos atendendo esses pacientes. Vamos promover melhora na qualidade de vida destes pacientes”, ressaltou a médica.
Anestesiologista com atuação em dor e voluntária no Rio de Janeiro, Raquel Schult trabalha com a medicina intervencionista. Ela revelou que sua motivação vem da satisfação em trazer alívio para a dor dos pacientes.
“Só quem tem dor sabe o quanto ruim é sentir dor. Se eu tenho a habilidade de conseguir melhorar a dor de alguém, não importa o lugar ou a pessoa, nós estaremos lá”, pontuou.
Entre os pacientes contemplados na ação está o paciente José Pinheiro Ramos, de 76 anos. Todo o procedimento foi acompanhado de perto pela neta, Francyellen Vivian Ramos.
“Durante esses oito anos, ele passou muito tempo sem dormir, e raramente ele conseguia passar uma noite inteira dormindo. Realizar esse procedimento foi um alívio para nós, e isso irá acabar com as dores do meu avô”, avaliou.
Conferência
A ação dos Voluntários da Dor é uma extensão do “I Pain Summit Roraima 2023 – Conferência Internacional Multidisciplinar de Dor”, iniciada nesta quinta-feira, 22, em parceria da Sinpain, Sesau e Uerr e IFRR.
A programação segue até este sábado, 24, no auditório da Uerr, no bairro Canarinho, com a realização de palestras que envolvem especialistas nacionais e internacionais. Os interessados também podem acompanhar as atividades no YouTube, através do canal Caminho sem Dor.
Programação
Dia 23
Local: Universidade Estadual de Roraima
19h30 – Dor e Sexo
Palestrante: Drª. Carol Queiroz
19h50 – Reabilitação do Paciente com Dor Crônica
Palestrante: Dr. Thales Fonseca
20h10 – Acupuntura e Dor
Palestrante: Enfermeira La Paz Perez
20h30 – Coffee Break
20h40 – Dor Pós-Operatória
Palestra: Drª. Marcelle Moura
21h – Entrapments Neurais
Palestrante: Dr. Deivis Brito
21h20 – Dor Miofascial
Palestrante: Dr. Alcimar Júnior
21h40 – Dor em Pediatria
Palestrante: Dr. Eugênio
Dia 24
Local: Hospital Geral de Roraima
08h – Desafios na Dor Lombar
Palestrante: Dr. Francisco Morato
08h30 – Canabinóides
Palestrante: Dr Ramon D’Angelo
08h50 – Dor nas Doenças Virais
Palestrante: Dra. Amélie Falconi
09h10 – Cervicalgias
Palestrante: Dr. Charles Amaral
09:30 – Psicologia e Dor
Palestrante: Dr. Marcelo Tito
09h50 – Coffee Break
10h10 – Futuro da Medicina da Dor na América Latina
Palestrante: Dr. Sudhir Diwan
10h30 – Dor Oncológica
Palestrante: Drª. Iasmin Sindeaux
10h50 – Dor e Cuidados Paliativos
Palestrante: Drª. Bruna Leite
11h10 – Uso Racional de Opióides
Palestrante: Dr. Paulo Renato
11h30 – Intervenção na Dor Sacroilíaca
Palestrante: Dr. Sudhir Diwan
12h – Tratamentos Intervencionistas da Dor
Palestrante: Drª. Iasmin Sindeaux
Suyanne Sá