Webinar sobre comunicação, COP e Amazônia marca pré-lançamento da plataforma Amazônia Vox

Evento online reúne diferentes vozes e perspectivas para abordar centralidade da Amazônia na agenda global e é voltada para comunicadores da região. – Foto: Divulgação

Profissionais que atuam na área de comunicação em órgãos públicos, coletivos, movimentos sociais, setor privado e instituições de pesquisa e ensino na Amazônia poderão participar no dia 22 de junho, às 19h, do webinar de pré-lançamento da plataforma Amazônia Vox. O link para inscrição já está disponível em https://forms.gle/yL4ASpsx7Dmm5FZD8.

O site Amazônia Vox nasce como um Banco de Fontes de conhecimento da Amazônia e uma rede de profissionais freelancers da região e é uma iniciativa do Instituto Bem da Amazônia com apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). A plataforma também integra programas de fomento à inovação, comunicação e combate à desinformação, como o International Center for Journalists (ICFJ).

O webinar de pré-lançamento terá o tema “Amazônia sede da COP 30: O papel da comunicação pelo protagonismo amazônico” e contará com participação de Claudia Lemos, presidente da ABCPública; Francisco de Assis Costa, professor titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará; Daniel Nardin, idealizador do Amazônia Vox e presidente do Instituto Bem da Amazônia; Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem) e Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós (AMIST).

O evento online e gratuito contará ainda com o jornalista Fábio Teixeira, da Fundação Thomson Reuters no Brasil, que vai destacar a atenção global sobre a Amazônia e as oportunidades e desafios para profissionais e fontes da região.

Centro da agenda global

A capital do Pará, Belém, foi confirmada como sede da COP 30, em 2025. A Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas é o principal evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema e será realizado pela primeira vez na Amazônia.

A escolha reforça ainda mais a centralidade da Amazônia Legal na agenda global, sobretudo em relação aos temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Nesse sentido, é fundamental que o conhecimento, as políticas públicas e as iniciativas já realizadas na Amazônia brasileira tenham maior visibilidade e protagonismo nas decisões e narrativas produzidas sobre a região.

Nesse contexto, o webinar é voltado a profissionais de comunicação que atuam na região, seja em órgãos públicos, coletivos e institutos com presença nos nove Estados da Amazônia Legal brasileira.

O evento online marca o pré-lançamento da plataforma Amazônia Vox, uma iniciativa do Instituto Bem da Amazônia que vai reunir um banco de fontes de conhecimento da Amazônia e rede de freelancers em comunicação da região. A plataforma nasce como uma importante ferramenta para conectar quem busca conhecer mais sobre a região e produzir conteúdo, especialmente jornalístico, com fontes e profissionais que atuam nesse território.

Plataforma em versão beta

O pré-lançamento abre o período de fase de testes do site, que passa por uma série de ajustes e justamente para receber recomendações de melhorias será divulgado para os profissionais que atuam na Amazônia, especialmente nas assessorias de comunicação de órgãos públicos, instituições, coletivos e aos profissionais freelancers. Somente após a etapa de testes e, com maior robustez do banco de fontes, iniciará a divulgação da plataforma em outras frentes, sobretudo, profissionais, empresas e associações de mídia nacionais e internacionais.

O projeto conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e do International Center for Journalists (ICFJ). O Amazônia Vox também é participante selecionado do Programa Jogo Limpo, do ICFJ com Youtube no combate à desinformação, do Lab de Sustentabilidade, da Google Brasil e do programa Acelerando Negócios Digitais, da Meta com ICFJ.

Programação

Tema: Amazônia sede da COP 30: o papel da comunicação pelo protagonismo amazônico

19h – Boas vindas e agenda

19h05 – A ABCPública no combate à desinformação através do conhecimento – Claudia Lemos, presidente da ABCPública

19h15 – Plataforma Amazônia Vox: rede de fontes de conhecimento e freelancers da Amazônia – Daniel Nardin, Instituto Bem da Amazônia e idealizador da plataforma.

19h25 – A Amazônia no centro da agenda e o protagonismo da região nos debates sobre mudanças climáticas – Francisco de Assis Costa, Professor titular da UFPA/NAEA.

19h35 – Foco na Amazônia: olhar para as oportunidades e perspectivas para profissionais e fontes de conhecimento – Fábio Teixeira, jornalista da Fundação Thomson Reuters no Brasil

19h45 – As pautas das Conferências do Clima da ONU e os coletivos: pluralidade de vozes sobre clima na Amazônia – Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da COJOVEM e ativista ambiental.

19h55 – Ampliando e aprofundando a narrativa: Vozes do saber tradicional e povos originários- Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós – AMIST.

20h05 – Rodada de interação com perguntas

20h15-20h30 (opcional): Rodada técnica-operacional para dúvidas sobre como utilizar a plataforma Amazônia Vox e sugestões de melhorias

Breve perfil dos participantes

Claudia Lemos – Jornalista concursada da Câmara dos Deputados, atualmente é editora na Agência Câmara de Notícias e professora no Mestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação (Cefor) da instituição. Foi secretária de comunicação social na Procuradoria-Geral da República e no Conselho Nacional do Ministério Público. Também integrou as equipes de comunicação do Supremo Tribunal Federal e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, além de ter sido assessora da Associação Nacional dos Procuradores da República. Jornalista, mestre e doutora em Estudos Literários pela UFMG, foi pesquisadora visitante na escola de comunicação da Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright.

Daniel Nardin – Jornalista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, lidera o Instituto Bem da Amazônia, entidade sem fins lucrativos, onde desenvolve projetos e iniciativas com qualificação, Jornalismo de Soluções e é idealizador do Amazônia Vox, plataforma que busca reforçar o protagonismo amazônico nas narrativas sobre a região. Possui vinte anos de atuação na Amazônia, com experiência nas áreas corporativa, pública e privada. Foi secretário de Estado de Comunicação do Governo do Pará, presidente do Fórum das Secretarias de Comunicação da Amazônia e diretor de jornalismo e conteúdo do Grupo Liberal. É membro-fundador da Associação Brasileira de Comunicação Pública e atualmente é Fellow do Dart Center/Columbia University; Jogo Limpo, do ICFJ e Youtube e Negócios Digitais, do ICFJ e Meta.

Francisco de Assis Costa (Chiquito) – É professor titular no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Economia, além de Pesquisador ativo da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist, UFRJ). É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971), M. Sc. em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981) e Dr. Phil. em Economia pela Freie Universität Berlin (1988), Alemanha. Sua experiência de pesquisa tem ênfase em economia agrária, desenvolvimento regional e relações entre economia e sustentabilidade ambiental.

Fabio Teixeira – Fabio Teixeira é jornalista e correspondente para a Fundação Thomson Reuters no Brasil, cobrindo temas relacionados ao meio ambiente, mudanças climáticas e questões trabalhistas.

Luisa da Silva – Estudante de Engenharia Florestal na UFRA, é estagiária no IDEFLOR-Bio, onde trabalha com Indicadores Sociais em Concessões Florestais. Ativista climática e mentora do Maré Mobilizadora. Alumni do Programa Youth do Comitê Gestor da Internet e do programa Acess Amazon, do Departamento de Estado dos EUA. Confluencer do Movimento Plantaformas, engajada no desenvolvimento de uma plataforma digital para participação social online. Entusiasta do open-source e aprendendo Python para soluções inovadoras em desafios socioambientais.

Val Munduruku – É gestora pública e jovem liderança e ativista socioambiental do povo Munduruku. Também é articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós – AMIST. Recentemente protagonizou a série documental do YouTube “O som do rio”, ao lado da artista e ativista Maria Gadú.

 

 

Veja também

Topo