16 Anos: sessão especial na ALE-RR homenageia Agência de Defesa Agropecuária

Na solenidade, 34 servidores e ex-servidores da Aderr foram agraciados com Comenda Orgulho de Roraima. – Fotos: Eduardo Andrade / Jader Souza / Marley Lima | SupCom/ALE-RR

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) completou 16 anos de existência e, para celebrar esse marco, houve uma sessão especial no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), nesta quarta-feira, 29.

A solenidade, que atendeu ao Requerimento nº 033/2024, dos deputados Angela Águida Portella (Progressistas), Dr. Cláudio Cirurgião (União), Marcelo Cabral (Cidadania) e do presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), contou com a presença de servidores, ex-servidores, sindicatos, parlamentares e representantes de órgãos públicos.

Na ocasião, foi entregue a Comenda Orgulho de Roraima à Aderr, por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 17/2024, pelos serviços prestados na gestão, fiscalização e execução da defesa agropecuária. Já por meio do PDL nº 18/2024, a honraria foi estendida a 34 servidores e ex-servidores que se destacaram por sua contribuição ao órgão ao longo dos anos.

Os servidores agradeceram ao Poder Legislativo pela iniciativa. É o caso da brasiliense Eloá do Nascimento, de 42 anos, que se mudou para Roraima em 2015 para assumir o cargo de médica veterinária na instituição e participou do plano de erradicação da febre aftosa no Estado.

Brasiliense Eloá do Nascimento se mudou para Roraima em 2015

“Estou muito feliz com essa homenagem. Cheguei aqui numa época em que enfrentávamos risco desconhecido de febre aftosa, o que era um caso muito sério. Nesse curto espaço de tempo, conseguimos retirar totalmente a vacina, o que é um feito muito bacana. Trabalhei na Terra Indígena Raposa Terra do Sol, e essa experiência foi única. Agora estou contribuindo na área de inspeção de alimentos, que é muito importante”, compartilhou a homenageada.

Outro servidor agraciado foi o técnico em fiscalização agropecuária Antônio Etelvino Almeida, de 66 anos, um dos mais antigos servidores da agência. “Para mim, é uma honra. Agradeço demais por essa homenagem. Tenho um trabalho realizado em todo o Amajari, e estamos aqui na luta”, destacou.

Reconhecimento e apoio

A cerimônia contou com discursos de autoridades que reconheceram o papel da Aderr na proteção da saúde animal e vegetal, na garantia da qualidade dos produtos agropecuários e na segurança da população. Também foi ressaltada a importância da agência na promoção do desenvolvimento do setor agropecuário, por meio da diversificação da produção e da abertura de novos mercados para os produtos locais.

Técnico de fiscalização agropecuária Antônio Etelvino Almeida é um dos mais antigos servidores da agência

O presidente da ALE-RR destacou a relevância dos servidores do órgão para o desenvolvimento do Estado.

“Esta sessão especial, por meio do requerimento de vários deputados, é mais do que justa e merecida. É uma forma simples, mas de coração, porque somos gratos, enquanto Poder Legislativo, sociedade civil e setor produtor, em reconhecer o trabalho de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao trabalho da agência. Vocês se destacam em nível nacional pela erradicação da febre aftosa no Estado, que era um sonho nosso. Então, mais uma vez, nos colocamos à disposição das demandas da Aderr, seja com relação aos servidores como também à estrutura que o órgão precisa para se desenvolver”, afirmou Soldado Sampaio.

Presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio

A parlamentar Angela Aguida Portella ressaltou que o trabalho de interiorização da Aderr permite que os servidores façam a ponte entre o Estado e a população.

“Vocês representam a presença do Estado em cada município. Os escritórios da agência são uma forma de dar visibilidade para os diversos serviços de Roraima. Tenho certeza de que vocês são um importante canal de comunicação da população. Quero reafirmar meu compromisso com os servidores, e o estendo também aos seus familiares, porque eles também contribuem para o trabalho dedicado desses colaboradores que passam dias fora de casa. Sabemos que não é um exercício profissional fácil e há riscos”, disse.

Parlamentar Angela Aguida Portella

O deputado Cláudio Cirurgião falou da importância da agência na saúde da população e para o desenvolvimento de ações de orientação aos produtores rurais.

“Temos aqui servidores muito competentes que são responsáveis pela preservação de vidas humanas, e eu, como médico, reconheço o trabalho crucial que vocês realizam neste Estado, pois, sem essa dedicação, Roraima não teria alcançado a segurança sanitária animal e vegetal”, destacou, solicitando a ajuda do órgão para desenvolver um projeto de orientação para ser alocado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Deputado Dr. Claudio Cirurgião

A decana do Poder Legislativo, Aurelina Medeiros, que é veterinária de formação, tem o setor produtor como uma das suas bandeiras. Ela discursou sobre a expansão dos órgãos ligados ao campo e cobrou reforço nos quadros de servidores, que são cruciais para o crescimento econômico do Estado.

“Faz 16 anos, e quando o tempo passa, a gente conta história. E eu tive a honra de participar do projeto para que essas instituições existam. Tenho muito orgulho da Aderr sair das nossas mãos da Secretaria de Agricultura. Sem a agência, a economia do Estado não anda, porque sem controle, a gente não tem como exportar. Essa erradicação da febre aftosa não é um feito político, mas da Aderr, porque sabemos que nossa pecuária só chega lá fora se estiver livre da febre. Vamos ter uma reunião para discutir a questão de pessoal dessas instituições ligadas à pasta da agricultura, porque elas são interiorizadas e precisam de reforço. Precisamos de um concurso para o setor agrícola, pois é ele que nos permite ter uma economia crescendo”, destacou.

Decana do Poder Legislativo, Aurelina Medeiros

O presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários do Estado, Gustavo Domingues, salientou que, antes da criação da instituição, a economia roraimense era dominada pelo extrativismo, especialmente da madeira.

“A partir da Aderr, Roraima encontrou sua vocação agropecuária”, afirmou. “Nesse sentido, podemos traçar um paralelo entre o crescimento da nossa economia e o da própria agência. São linhas que se cruzam. E isso não se restringe a Roraima: podemos observar algo parecido em estados como Santa Catarina. Hoje, por exemplo, a nossa carne bovina chega ao Caribe graças à erradicação da febre aftosa no Estado”, ressaltou o sindicalista, que também mencionou as lutas sindicais pela reestruturação das carreiras dos servidores e solicitou o apoio do Poder Legislativo aos pleitos da categoria.

Presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários do Estado, Gustavo Domingues

O presidente da Aderr, Marcelo Augusto Parisi, encerrou os discursos da solenidade agradecendo a contribuição dos servidores e ex-servidores e o apoio do Parlamento.

“Faço parte da Aderr desde 2018 como fiscal agropecuário e, agora, cumprindo a missão de representar todos os servidores. Quero agradecer ao parlamento, que há muitos anos vem investindo na agência. Quero deixar claro a cada um dos servidores que os elogios que a agência recebeu aqui hoje são para vocês, que fazem esse trabalho. Essa homenagem é mais do que justa e merecida pelo trabalho dos atuais e dos que já passaram”, concluiu.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr), e contou ainda com a presença do procurador-geral adjunto do Estado, Claudio Belmino, da superintendente substituta federal do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Roraima, Terezinha da Silva Brandão, do chefe-geral da Embrapa no Estado, Edivan Chagas, do coordenador de Desenvolvimento Agroambiental, Marcelo Hentges, do presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Roraima, Jardel Brandão, e de membros do projeto Sanitarista Mirim.

Presidente da Aderr, Marcelo Augusto Parisi

Flickr ALE-RR

Os registros fotográficos da homenagem podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa neste endereço.

Confira a relação de homenageados com a Comenda ‘Orgulho de Roraima’:

1. Adriana Oliveira da Silva

2. Alex Ricarte Linhares de Sá

3. Aline de Souza Lima

4. Antônio Etelvino Almeida

5. Antônio Jorge Daniel Barroso Januário

6. Arlei Marion

7. Clara Konrad

8. Daniel Barbosa Januário

9. Daniele Duarte da Silva

10. Eloá Inocêncio do Nascimento

11. Erika Paracat

12. Francilene Vieira

13. Gustavo Domingues

14. Hugo Bandeira

15. Ingrid Correa de Melo

16. Jairo Esteves

17. José de Souza Ferreira

18. Leidiane Santos Araújo

19. Letierre de Souza Torreyas

20. Lucas Dias Rodrigues

21. Luan Freitas Nogueira

22. Marcondes Tavares

23. Marcos Antônio Batista

24. Marcos Evangelista

25. Marlon Gomes de Moura

26. Marnio Ferreira Lima

27. Pewha Gandra

28. Rafael Souza Melo

29. Rosiclede Lôbo

30. Sérgio Gimenez

31. Sotero Cardoso Neto

32. Vanuza Xavier da Silva

33. Vanuzio Ricarte Bezerra

34. Willeymar de Lima

Sobre a Aderr

A Aderr é um órgão público estadual responsável pela defesa agropecuária criado em 8 de abril de 2008 pela Lei nº 644, após extinção do Departamento de Defesa Agropecuária, antes vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A agência atua na área de sanidade animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal e vegetal, defesa sanitária vegetal, emissão de guias de trânsito animal e vegetal, na execução, controle e fiscalização das atividades relacionadas aos agrotóxicos, seus componentes e afins, e outras atividades relacionadas à agropecuária.

Suellen Gurgel
Topo