1º Pain Summit: Roraima recebe conferência internacional sobre tratamento de dores crônicas

A programação será iniciada na próxima quinta-feira, 22, no auditório da Uerr, no bairro Canarinho. – Fotos: Secom-RR/Rodrigo Otávio

O tratamento de dores crônicas será o tema principal do “I Pain Summit Roraima 2023 – Conferência Internacional Multidisciplinar de Dor”. O evento é uma iniciativa do Sinpain Changing Lives, com apoio da Sesau (Secretaria de Saúde) e Uerr (Universidade Estadual de Roraima).
Conforme a organização da conferência, a programação será iniciada na próxima quinta-feira, 22, no auditório da Uerr, no bairro Canarinho.

“No evento vamos disseminar um pouco sobre a dor crônica que é pouco estudada pelas universidades de forma geral. O Estado se beneficia com esse aprofundamento no tratamento da dor com mais qualidade para os pacientes”, destacou a médica intensivista do HGR (Hospital Geral de Roraima) e coordenadora do evento, Iasmin Sindeaux.

Além de acadêmicos de medicina e profissionais locais que atuam nos cuidados de dores crônicas, a ação contará com a participação de convidados de renome nacional e internacional.

“Teremos um seminário internacional importante que vai ser desenvolvido na UERR, em parceria com a Sesau. Vamos trazer novidades para a equipe técnica e para os pacientes que sofrem de dor”, ressaltou a diretora do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), Patrícia Renovato.

A importância do tema

A dor crônica geralmente é caracterizada pelo surgimento de inflamações ou disfunções nos nervos do corpo humano, causando desconfortos que podem durar por uma semana ou até mesmo anos.

Alguns dos tipos de dores mais comuns são os provenientes de problemas de coluna cervical, lombar ou torácica que geram limitação de locomoção. Os incômodos são ainda piores para casos que envolvem pacientes em tratamento oncológico.

“A dor crônica prolongada pode gerar transtornos, depressão, incapacidade, limitação do trabalho. Então, esse tipo de tratamento trará melhoria e qualidade de vida para o paciente”, complementou Patrícia.

Voluntários

Além da conferência, o Estado também receberá uma qualificação relacionada ao tema, por meio da quarta edição do Projeto Voluntários da Dor. A iniciativa será realizada no dia 24 de junho, no HGR.

A unidade foi escolhida pelo projeto em razão de ser referência nos atendimentos de média e alta complexidade em Roraima, além de estar ampliando os serviços médicos.

Na ocasião, será realizado um mutirão com pacientes pré-selecionados. O intuito do treinamento é capacitar e atualizar os profissionais da unidade para iniciar o serviço de tratamento da dor no Estado.

“O projeto Voluntários da Dor é formado por médicos do Brasil inteiro, que vêm para fazer atendimento gratuito com os pacientes pré-selecionados por mim e pelo médico Alcimar Júnior. Será um tratamento definitivo, com radiofrequência e crioablação. Não é uma consulta e nem servirá para passar medicamento, mas sim o procedimento [contra a dor]”, reforçou Iasmin.

A qualificação prevê ainda que os voluntários do projeto demonstrem quais os tipos de medicamentos, terapias e equipamentos são essenciais para o tratamento dos pacientes que sofrem com dores crônicas no Estado.

“O HGR está vivendo um novo momento de investimentos, inclusive a volta de cirurgias que estavam paradas e que também fazem parte de toda essa gestão”, concluiu a diretora da unidade.

Mais informações podem ser conferidas no site do evento.

Confira a programação

Dia 22

Local: Universidade Estadual de Roraima

19h30 – Abertura/Apresentação do Sinpain Voluntários

Palestrantes: Iasmin Sindeux/Charles Amaral

19h50 – Relação Médico-Paciente

Palestrante: Dr. Paulo Renato – Relação médico-paciente

20h10 – Ombro Doloroso Hemiplégico

Palestrante: Dr. Rodrigo

20h30 – Abordagem Farmacológica da Dor

Palestrante: Dra. Gabriele Mendes – Abordagem farmacológica da dor

20h40 – Coffee Break

21h – Dor Pélvica

Palestrante: Dr. Paulo Renato

21h20 – Fisioterapia na Dor Pélvica

Palestrante: Dra. Carol Queiroz

21h40 – Aplicação de Botox na Enxaqueca

Palestrante: Dr. Ramon D’Angelo

Dia 23

Local: Universidade Estadual de Roraima

19h30 – Dor e Sexo

Palestrante: Dra. Carol Queiroz

19h50 – Reabilitação do Paciente com Dor Crônica

Palestrante: Dr. Thales Fonseca

20h10 – Acupuntura e Dor

Palestrante: Enfermeira La Paz Perez

20h30 – Coffee Break

20h40 – Dor Pós-Operatória

Palestra: Dra. Marcelle Moura

21h – Entrapments Neurais

Palestrante: Dr. Deivis Brito

21h20 – Dor Miofascial

Palestrante: Dr. Alcimar Júnior

21h40 – Dor em Pediatria

Palestrante: Dr. Eugênio

Dia 24

Local: Hospital Geral de Roraima

8h – Desafios na Dor Lombar

Palestrante: Dr. Francisco Morato

8h30 – Canabinóides

Palestrante: Dr Ramon D’Angelo

8h50 – Dor nas Doenças Virais

Palestrante: Dra. Amélie Falconi

9h10 – Cervicalgias

Palestrante: Dr. Charles Amaral

9h30 – Psicologia e Dor

Palestrante: Dr. Marcelo Tito

9h50 – Coffee Break

10h10 – Futuro da Medicina da Dor na América Latina

Palestrante: Dr. Sudhir Diwan

10h30 – Dor Oncológica

Palestrante: Dra. Iasmin Sindeaux

10h50 – Dor e Cuidados Paliativos

Palestrante: Dra. Bruna Leite

11h10 – Uso Racional de Opióides

Palestrante: Dr. Paulo Renato

11h30 – Intervenção na Dor Sacroilíaca

Palestrante: Dr. Sudhir Diwan

12h – Tratamentos Intervencionistas da Dor

Palestrante: Dra. Iasmin Sindeaux

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo