21 Dias de Ativismo: Chame promove aula de defesa pessoal para mulheres migrantes em Boa Vista

Iniciativa capacitou 40 mulheres e foi realizada em parceria com a Acnur. – Fotos: Jader Souza | SupCom/ALE-RR

Nesta quinta-feira, 5, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (Chame/ALE-RR) ofereceu uma aula de defesa pessoal para 40 mulheres migrantes atendidas pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), residentes no bairro João de Barro, em Boa Vista.

A ação integrou a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que busca conscientizar e combater os diferentes tipos de violência contra meninas e mulheres em todo o mundo.

As aulas foram divididas em dois turnos: pela manhã, 30 mulheres participaram da capacitação, e à tarde, mais 10 receberam as instruções na sede do Chame, na capital roraimense.

Glauci Gembro, diretora da Secretaria Especial da Mulher.

Fortalecimento emocional e prevenção

A diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro, destacou que a atividade é parte do trabalho contínuo da ALE-RR para apoiar mulheres vítimas de violência.

“A Assembleia Legislativa desempenha um papel fundamental por meio da Secretaria Especial da Mulher, abordando essa pauta ao longo de todo o ano. Levamos informações e promovemos a conscientização sobre a violência por meio de palestras em escolas e instituições”, afirmou.

O instrutor William Cati apresentou três técnicas de defesa para situações de extrema necessidade e enfatizou a importância do preparo físico e mental. “Essas mulheres, ao chegarem a Roraima, enfrentam desafios imensos, muitas vezes marcados por perdas e sofrimento. A defesa pessoal não é apenas física, mas também uma forma de fortalecimento emocional”, explicou.

Instrutor de defesa pessoal, William Cati.

Relato de superação

Uma das participantes, Karennys del Valle, relatou já ter sofrido preconceito no Brasil e reconheceu a relevância do treinamento.

“Há muita violência no Brasil, e não sabemos o que pode acontecer. Como moramos em um bairro distante, estamos mais vulneráveis. Essas aulas nos ajudam a nos proteger e a apoiar umas às outras”, disse.

Como participar

O Chame realiza, regularmente, turmas de defesa pessoal abertas a mulheres de todas as idades. As interessadas podem se inscrever pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, ou presencialmente na sede do Chame, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, Boa Vista.

Karennys de Valle participou da aula.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Caso a turma esteja lotada, as inscrições entram em lista de espera para futuras formações.

Defesa pessoal

Periodicamente, o Chame inicia turmas de defesa pessoal para mulheres de todas as idades. As mulheres interessadas em participar das aulas de defesa pessoal devem entrar em contato com o ZapChame por meio do número (95) 98402-0502 e fazer a solicitação.

Caso a turma esteja cheia, a interessada ficará em lista de espera e será chamada na formação de uma nova turma.

Também é possível se inscrever de forma presencial. O Chame está localizado na Avenida Santos Dumont, n⁰ 1470, no bairro Aparecida em Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Bruna Cássia

Veja também

Topo