Quarenta e três formandos, entre magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), receberam os certificados do curso de Pós Graduação Lato Sensu: “LLM em Direito: Gestão Judiciária”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Escola Judicial de Roraima (Ejurr).
O evento ocorreu nessa quarta-feira, 4 de junho na Sala de Sessões do Tribunal de Justiça, no Palácio da Justiça. A ação fez parte da programação alusiva de aniversário da Ejurr, que completa em 2024 três décadas de atuação.
O diretor da Escola Judicial de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, ressaltou que os cursos promovidos pela Ejurr, destacam o empenho para a profissionalização dos servidores e magistrados, para uma melhor prestação jurisdicional.
“Comemorar 30 anos de Escola Judicial é uma alegria, uma honra. Trinta anos dos esforços, dos trabalhos, de toda dedicação de dezenas de profissionais que têm por objetivo uma prestação judicial melhor, mais justa e mais solidária. É uma data especial também, porque hoje [fazendo referência ao dia 05 de junho] nós fizemos a formatura da especialização em gestão judicial. Profissionais do nosso do tribunal, que a partir de agora, especialistas em gestão judicial, poderão realizar uma prestação judicial ainda melhor, ainda mais rápida”, completou o desembargador e diretor da Escola Judicial.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Judiciária iniciou em 2022, durante a gestão da desembargadora Elaine Bianchi, na época à frente da diretoria da Ejurr. Durante o evento ela destacou a gratidão em poder estar presente e ver a certificação dos magistrados e servidores.
“Iniciamos esse curso, era algo muito desafiador trazer a fundação de Getúlio Vargas, mas a crença desses magistrados e servidores foi fantástica, então hoje é muita gratidão que eu sinto de vê-los tão felizes e realmente capacitados a ajudar o judiciário a contribuir para a gente dar uma prestação jurisdicional melhor. Eu acredito que a sociedade ganha por isso, que a gente vai poder gerir melhor o Poder Judiciário e eu tenho certeza que isso multiplica para o jurisdicionado, uma prestação de serviço melhor”.
O juiz titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar, Breno Coutinho, explicou que o curso ofereceu mais do que ensinamentos sobre a área do direito, ampliando o conhecimento para melhor entrega de serviços ao cidadão.
“O conteúdo do curso foi todo interdisciplinar, nós não estávamos discutindo questões de direito, nós estávamos tratando de uma série de outros assuntos completamente relacionados e como oferecer o melhor serviço para o cidadão”.
Programação completa
No dia 10 de junho, será promovido o workshop “Aspectos atuais da coisa julgada na jurisprudência dos tribunais superiores do Brasil”. O evento será ministrado pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Cunha Chimenti. As atividades serão voltadas para o público interno entre 8h30 e 12h30.
Na tarde do dia 10 de junho, a partir das 16h, o desembargador Lupercino Nogueira vai ministrar a palestra “30 anos de educação corporativa no Tribunal de Justiça de Roraima”. Após a palestra, serão homenageadas personalidades com a entrega do Diploma Mérito Acadêmico. Em seguida, haverá a inauguração da Galeria de Diretores e Diretoras da Ejurr.
A programação alusiva ao aniversário da Ejurr vai ser encerrada no dia 19 de junho com a presença do empresário Geraldo Rufino, o ex-catador de latinhas que se tornou uma das grandes referências nacionais no ramo empresarial. Ele vai ministrar o Workshop “O poder da positividade” (exclusiva para servidores do TJRR) e a palestra aberta ao público: “O catador de sonhos”, a partir das 19h no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.
Histórico – Celebrar os 30 anos é reconhecer a atuação de magistrados e servidores que ajudaram a consolidar a educação no contexto do Poder Judiciário roraimense, desde a publicação do estatuto da primeira escola que em 1994 era Escola Superior da Magistratura de Roraima (Esmarr), até os dias atuais, onde a unidade foi denominada Escola Judicial de Roraima (Ejurr).