35 Anos: resgate da memória institucional marca história do Parlamento roraimense

Ações do Idam e da Diretoria de Relações Institucionais preservam identidade da Assembleia Legislativa e promovem cultura e cidadania. – Fotos: Alexsandro Carvalho / Marley Lima / Nonato Sousa | SupCom/ALERR

Criado em 2024, por meio da Resolução Legislativa nº 17, o Instituto de Documentação, Acervo e Memória (Idam) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) tem desempenhado papel fundamental no resgate, valorização e preservação da memória do Parlamento estadual e de seus representantes. O espaço também tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade da sociedade roraimense com a Casa do Povo.

O trabalho do Idam envolve a organização de documentos, imagens e registros históricos desde a instalação do Poder Legislativo, em janeiro de 1991, até os dias atuais. De acordo com o presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a preservação da memória institucional sempre foi uma preocupação prioritária de sua gestão, especialmente em relação aos ex-deputados, constituintes e lideranças que marcaram a trajetória do Parlamento roraimense.

“Um povo sem história é um povo esquecido”, afirmou o presidente Sampaio.

“O Poder Legislativo emana do povo. Um povo sem história é um povo esquecido. Então, sempre tive essa preocupação, enquanto presidente, de preservar esse legado importante. Quando assumi o comando desta Casa, conversei com meus colegas deputados com o objetivo de criar o centro de memória”, disse Sampaio.

A superintendente do Idam, Adriana Cruz, explicou que o instituto reúne atualmente fotografias antigas, vídeos e documentos oficiais com o objetivo de construir uma cronologia completa do Legislativo estadual, garantindo que esse legado seja preservado e chegue às futuras gerações. Um dos principais marcos desse resgate é a Constituição do Estado de Roraima, reconhecida como a primeira do país elaborada por meio de consulta popular.

Segundo Adriana, à época da elaboração do texto constitucional, os parlamentares constituintes percorreram os municípios do estado para ouvir a população e incorporar suas demandas à Constituição.

“A Constituição de Roraima nasceu do anseio popular. Os deputados realizaram sessões itinerantes, ouviram as comunidades e construíram um texto que refletia o sonho das pessoas. Essa história precisa ser contada e conhecida”, frisou.

Para a superintendente do Idam, Adriana Cruz, preservar a memória do Parlamento é uma forma de aproximar a sociedade da política.

Idam investe em memória, pesquisa e acesso à história legislativa

Entre as ações já realizadas pelo instituto estão a recuperação da trajetória dos deputados constituintes, a criação de uma galeria dedicada a esses parlamentares e o planejamento de novos projetos, como a implantação de uma biblioteca e o desenvolvimento de um site institucional.

“Estamos trabalhando na implantação de uma biblioteca e de um site do instituto, no qual haverá um museu virtual. A ideia é disponibilizar toda a história do Parlamento, destacando a instalação da Assembleia, perpassando pela emancipação dos municípios e a construção da Constituição”, informou Adriana.

Para a superintendente, preservar a memória do Parlamento também contribui para aproximar a população da política e do funcionamento do Poder Legislativo. “A Assembleia é a casa do povo. Quando o cidadão tem acesso à sua história e à atuação de seus representantes, ele se reconhece nesse processo e entende a importância do Legislativo na transformação da vida das pessoas”, concluiu.

Joselinda Lotas, diretora de Relações Institucionais.

Relações Institucionais ampliam acesso da sociedade à Assembleia

A Diretoria de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa de Roraima, vinculada à Superintendência de Comunicação (SupCom), é responsável por coordenar e controlar o agendamento dos espaços internos do Legislativo e a realização de eventos culturais. O órgão também assessora o relacionamento institucional da ALERR, monitora o site oficial e produz a revisão de conteúdos informativos impressos, como boletins, informativos, revistas e demais publicações da Casa.

Entre as ações desenvolvidas em 2025, destacam-se as exposições realizadas no Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos e as visitas guiadas de estudantes às dependências da Assembleia, com o objetivo de apresentar o funcionamento das atividades legislativas. Segundo a diretora de Relações Institucionais, Joselinda Lotas, a proposta é manter a Casa aberta às manifestações culturais e educativas, a exemplo das mostras fotográficas.

“O projeto ‘Mulheres que Inspiram’ ocorreu pela quarta vez em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A exposição do ano passado foi composta por 69 fotografias e frases de motivação, autoestima e fé, das nossas servidoras e parlamentares. É uma forma de homenagear essas grandes mulheres que colaboram com o desenvolvimento do nosso estado”, destacou.

Outro destaque é a “Biblioteca Digital”, que conta com versões online e impressa, que disponibiliza publicações importantes, como a Constituição Estadual, o Manual do Prefeito e do Vereador, a Cartilha para o Associativismo e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa. O conteúdo pode ser acessado no site do Parlamento, que é atualizado diariamente pela diretoria.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo