40 novos integrantes ingressam no Projeto Crescer

Atualmente 340 jovens e adolescentes de 15 a 21 anos fazem parte do projeto e são capacitados em diversas oficinas profissionalizantes. – Fotos: Semuc/PMBV

Com o objetivo de preparar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Boa Vista deu as boas-vindas a 40 novos integrantes do Projeto Crescer. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 19, na sede da unidade, localizada no bairro Dr. Silvio Leite. O evento marca o início da jornada da nova turma, oferecendo orientações e informações essenciais para a integração e desenvolvimento dentro do programa.

A superintendente de proteção social especial, Cirlene Guerra, explicou que o Crescer atende atualmente 340 jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com idade de 15 a 21 anos. Ela destacou ainda que os integrantes são capacitados oficinas que ensinam o ofício para o mercado de trabalho, como também, envolvidos em atividades de geração de renda, culturais e esportivas. Além disso, recebem uma bolsa de R$ 230, fardamento, vale-transporte, lanche e refeição.

“No projeto eles desenvolvem atividades que os incentivam a terem uma visão empreendedora, uma percepção de mercado de trabalho, além de questões educacionais e sociais. Nesse primeiro momento, eles participam de uma oficina de convivência e após dois meses, ingressarão nos cursos profissionalizantes que mais se identificarem,” disse a superintendente.

Uma das novas integrantes, Raiane Gralhada, de 17 anos, disse que ficou sabendo do projeto por meio de amigos e parentes. A partir daí, demonstrou interesse em participar. “Tive ótimas referências do Projeto Crescer e vi alguns colegas já entrando no mercado de trabalho após se qualificar nas oficinas. É uma oportunidade que quero aproveitar bastante para aprender e me profissionalizar”, afirmou.

Adriel Claymon, de 17 anos, também ingressa na nova turma e uma das oficinas que pretende se qualificar, é de panificação. “Eu estudo no horário da noite e queria fazer algo no horário da manhã e tarde. Foi quando surgiu essa oportunidade de aprender com as oficinas do Crescer. Meu objetivo é sair daqui preparado para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Dentre as oficinas oferecidas, estão: Convivência; Esporte, cultura e lazer; Sinalização e Educação para o Trânsito; Inclusão Digital; Artefatos em Madeira e MDF; Design de Corte e Costura e Criações; Artesanatos; Culinária e Panificação; Personalizados e Produtos Serigráficos e Oficina de Educação Ambiental e Compostagem.

A Prefeitura de Boa Vista tem atuado fortemente na assistência social tanto na área urbana, rural e indígena. Hoje, atende cerca de 13,7 mil pessoas nos projetos: ArtCanto, Conviver, Rumo Certo, Dedo Verde, Crescer, Cabelos de Prata e Família que Acolhe.

Veja também

Topo