51º JER’s: alunos-atletas de natação e ciclismo se classificam para a etapa nacional dos Jogos Escolares

No ciclismo, quatro alunos-atletas garantiram vaga; já na natação, 11 alunos-atletas conquistaram vagas em várias categorias. – Fotos: Ascom/Seed e Fernando Oliveira

Neste final de semana, ocorreram disputas da Etapa Final – Primeira Fase dos 51º JER’s (Jogos Escolares de Roraima) nas modalidades de natação e ciclismo. Os eventos, realizados na piscina olímpica do totozão e no Distrito Industrial, respectivamente, reuniram atletas de idades entre 12 e 17 anos nas categorias mirim e infantil, movimentando a capital Boa Vista.

“A 51ª edição dos jogos escolares nas modalidades de ciclismo e natação foi concluída com sucesso. Planejamos todo o apoio para os alunos que vieram dos municípios. Eles foram atendidos com café da manhã no local da competição de ciclismo para que pudessem realizar a prova com tranquilidade. Graças a Deus, deu tudo certo”, disse o gerente de Desporto Comunitário do Instituto do Desporto de Roraima (IDR), Enilson Lima.

No sábado, 18, e no domingo, 19, os olhares se voltaram para o distrito industrial, onde as provas de ciclismo por pontos e resistência definiram os classificados para os Jogos Escolares Brasileiros e para os Jogos Escolares da Juventude.

Nas categorias mirim e infantil, tanto no masculino quanto no feminino, jovens ciclistas deram um show de habilidade. O espírito esportivo esteve presente e contagiou a atmosfera da competição.

Na prova por pontos, Dheyvid Barros, do Colégio Estadual Militarizado (CEM) Wanda David Aguiar, venceu na categoria infantil (15 a 17 anos). Após 30 voltas em 30 minutos, ele vai representar o Estado pela terceira vez consecutiva em uma competição nacional estudantil. “Vamos em busca da medalha, conseguir o primeiro lugar e ser campeão representando a minha escola”, disse o aluno-atleta.

Na categoria infantil feminino, a vencedora foi Alyssia Mourão Andrade, do Instituto Batista de Roraima (IBR). Na categoria mirim masculino, a vitória foi de Igor Kennedy de Oliveira Soares, do Colégio Militar Estadual (CME) Coronel Derly Luiz Vieira Borges.

Na categoria mirim feminino, quem conquistou o primeiro lugar foi Siane Rosa Simplício, da Escola Estadual Indígena Professora Maria Luiza da Silva, da Comunidade Indígena Leão de Ouro, município de Amajari. A competição de ciclismo contou com 32 participantes.

Classificações e quebra de recordes na natação

Na piscina olímpica do totozão, a natação levou a torcida à loucura durante as seletivas, onde diversos atletas se destacaram quebrando recordes e mostrando todo o seu potencial.

Um dos destaques foi o aluno-atleta Joan Sebastian Peñaloza, competindo pelo Sesi/RR. Joan brilhou ao superar dois recordes: nos 800m livre com o tempo de 8:57.49 e nos 1500m livre com 17:17.43. Gabriel Santos, do IBR, também fez história ao completar os 100m peito em 1:11.59.

Outras provas também foram acirradas, como os 50m e 100m livres, 50m costas e 100m borboleta. As escolas com melhor resultado na classificação geral foram o CME Coronel Derly Luiz Vieira Borges, Fametro e Colégio Adventista de Boa Vista, ficando em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Mais resultados na natação

Na prova de 50m livre mirim feminino, Keuly Santos, da Escola Estadual Euclides da Cunha, levou o ouro com o tempo de 30.83. Nos 50m livre mirim masculino, a medalha de ouro ficou com Marco Antônio Gomes, do Claretiano.

Nos 50m livre infantil feminino, o primeiro lugar foi para Ana Clara Barros, da Fametro, enquanto no masculino, a vitória foi de João Pedro Almeida, do CME Derly Luiz Vieira Borges.

No 200m medley masculino mirim, Kelvy Santos, da Escola Euclides da Cunha, ficou com o ouro, e no feminino infantil, venceu Ana Clara Barros, da Fametro. Nos 200m medley masculino infantil, Joan Peñaloza, do Sesi/RR, ficou em 1º.

Nos 100m livre feminino mirim, o ouro foi de Nágila Izabelly Matias, do Claretiano. No masculino, Giovani da Silva Souza, do Colégio Adventista, ficou com o ouro. Nos 100m livre feminino infantil, Maria Glória Almeida, do Colégio Militar, foi ouro, enquanto no masculino, Luis Henrique Santos, do Colégio Adventista, também se classificou para a etapa nacional.

Fernanda Santos, representando a Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade, dominou a prova dos 50m costas mirim com um tempo impressionante de 42.19 segundos, conquistando o ouro. João Gabriel Camargo nadou com determinação e garantiu o primeiro lugar com 43.59 segundos.

Ana Clara Barros, da Fametro/RR, sagrou-se campeã na categoria 50m costas infantil com o tempo de 36.54 segundos. Luis Henrique Santos, da Escola Adventista/RR, fez uma excelente prova e conquistou o ouro com 36.16 segundos.

Keuly Santos, representando a Euclides da Cunha, foi a grande vencedora com um tempo de 1:17.35 nos 100m borboleta mirim. Seu irmão Kelvy Santos, da mesma escola, venceu a mesma prova com o tempo de 1:17.35.

Layse Menezes
Topo