7 ideias de trabalhos lucrativos para quem quer trabalhar home office

O regime de trabalho home office oferece uma série de vantagens quando comparado aos trabalhos presenciais, mas há desafios associados com a modalidade, incluindo o melhor campo para se atuar. – Foto: Towfiqu Barbhuiya | Unsplash

Segundo dados do IBGE publicados ao final de 2023, cerca de 39% da população brasileira realiza trabalhos informais, o que significa que possuem uma fonte de renda, mas não são contratados via regime CLT. Embora se trate de uma modalidade de trabalho um pouco “amarga”, há pontos positivos.

Um deles é a possibilidade de ter um trabalho home office lucrativo, algo que, quando se é contratado, depende do que a empresa oferece como parte da vaga. Diante desse cenário, uma pergunta muito importante surge: quais são as áreas de trabalho home office com maior potencial de ganhar dinheiro?

1 – Aulas de música, idiomas e mais

Ensinar o que se sabe é uma excelente forma de ganhar direito, em especial no home office. Se você toca algum instrumento, possui domínio de alguma língua ou tem uma formação em áreas de ensino, há oportunidades para ensinar outros a partir de aulas virtuais por vídeo e por mensagens de texto.

2 – Curadoria de conteúdo

O termo “curadoria de conteúdo” é utilizado para aquelas funções de pesquisa e modificação de conteúdos para adequá-los aos objetivos de quem os está postando. Isso pode incluir blogs das empresas, redes sociais e muito mais. E o melhor? Trata-se de uma excelente área para o home office.

A curadoria de conteúdo é uma atividade cada vez mais valorizada pelas empresas; e uma que, com frequência, observa a contratação de profissionais autônomos. Se você não sabe como fazer curadoria de conteúdo como trabalho freelancer, é uma boa ideia se especializar e aprimorar os conhecimentos.

3 – Venda de alimentos em aplicativos de delivery

Vender alimentos presencialmente é uma das atividades profissionais mais populares no Brasil, mas a sua realização em home office não é tão comum, o que significa que o mercado não está saturado. Uma ideia é vender alimentos via aplicativos de delivery, como o iFood, fazendo a comida em casa.

4 – E-commerce

“E-commerce” é o nome dado aos negócios online que vendem produtos. Há inúmeras modalidades de e-commerce, com alguns requerendo espaços físicos maiores do que outros. Dentre aqueles que não pedem esse elemento está o “dropshipping”, o qual vem se tornando cada vez mais comum hoje.

No dropshipping, o vendedor não mantém os produtos em estoque, comprando-os e encaminhando aos clientes conforme demanda. Como consequência, não é necessário ter um espaço para armazenar itens que revende, o que o torna o modelo ideal de trabalho home office sem gastos com um aluguel.

5 – Pet sitting

O trabalho de “pet sitting” é exatamente o que o nome sugere: babá de animais domésticos! Nessa atividade, a pessoa cuida de cães e gatos em casa para os tutores que não têm essa possibilidade, levando-os para passear e tomando cuidado para que tenham comida e atenção no próprio domicílio.

6 – Edição de materiais audiovisuais para as redes sociais

O que não faltam são atividades profissionais relacionadas às redes sociais e ao marketing, com duas delas sendo a edição de fotos e vídeos. No geral, aqueles que se especializam na área dão destaque maior aos serviços com imagem ou vídeos, mas é possível também ter bons conhecimentos em ambos.

Assim como todos os outros itens dessa lista, esse é um tipo de atividade que pode ser feita via home office, basta que tenha um computador adequado ao trabalho. Quando boas parcerias são criadas, o profissional se torna alguém “fixo”, fornecendo serviços para empresas de pequeno e grande porte.

7 – Tradução e tradução juramentada

A tradução é um trabalho home office simples que pede apenas o domínio de um segundo idioma. A tradução juramentada, por outro lado, pede certificações mais avançadas, mas em ambos os casos se trata de atividades profissionais lucrativas e perfeitamente possíveis de serem executadas da sua casa.

Veja também

Topo