74º Aniversário: Conselho Penitenciário condecora ALE-RR com Medalha Jacir de Souza Cruz

Honraria foi entregue à segunda-secretária da Casa, deputada Aurelina Medeiros, em solenidade no auditório da OAB-RR. – Fotos: Marley Lima | SupCom-ALE-RR

Em homenagem ao 74º aniversário do Conselho Penitenciário de Roraima (Copen), a segunda-secretária da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), foi agraciada, nesta terça-feira, 28, com a Medalha Mérito Conselho Penitenciário Jacir de Souza Cruz. A solenidade ocorreu no auditório da OAB-RR, no bairro Canarinho.

Deputada Aurelina Medeiros foi agraciada com honraria

Além da parlamentar, receberam a honraria 14 autoridades e servidores públicos, entre policiais penais e militares, ex-servidores da Segurança Pública estadual, ex-presidentes do Copen, juízes e desembargadores.

“Quando a gente recebe uma homenagem desse tipo, passa a sensação de que estamos no caminho certo. O conselho é muito atuante, está constantemente com a gente trazendo informações”, frisou Aurelina Medeiros.

A parlamentar estendeu os agradecimentos aos demais membros da Assembleia Legislativa. “Foi uma honra para a ALE ter esse reconhecimento do Conselho Penitenciário”, complementou.

Roney Cruz é conselheiro e ressaltou importância da medalha

O Copen é um órgão consultivo e fiscalizador da execução da pena imposta ao condenado pelo Estado. A medalha foi criada em 2023 e é entregue a pessoas físicas e jurídicas com serviços relevantes à segurança, em especial a Polícia Penal.

“Nós temos cuidado ao avaliar cada nome apresentado pelos conselheiros para que a medalha tenha valor agregador. É preciso ter feito bons serviços ao sistema penitenciário, ao Copen”, justificou o conselheiro Roney Cruz.

Sobre a escolha da Assembleia Legislativa de Roraima pelo segundo ano consecutivo, Cruz enfatizou o papel do Poder Legislativo na construção do sistema.

Deputado Rarison Barbosa

“A deputada Aurelina vem colaborando demais com o Conselho Penitenciário”.

O deputado Rarison Barbosa (PMB), que é policial penal, marcou presença na solenidade e falou sobre o papel do Copen na sociedade.

“O conselho acompanha toda a tramitação legal do reeducando. A partir do momento em que a pessoa é privada de liberdade, precisa se ressocializar, e o Copen acompanha essa fase para que ela volte ao convívio da sociedade”, explicou o deputado.

Yasmin Guedes
Topo