8º Torneio Municipal de Robótica reúne mais de 50 alunos no CCTI

Evento deste sábado, 26, marcou o encerramento do curso promovido pela prefeitura, com premiação dos vencedores em troféus e medalhas. – Foto: Semuc/PMBV

Já imaginou desafiar um robô a completar provas em apenas quatro minutos para ganhar uma competição? Essa foi a missão enfrentada por 52 alunos que participaram neste sábado, 26, do 8º Torneio Municipal de Robótica do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). O evento promovido na sede da instituição, premiou os competidores com troféus e medalhas.

O torneio, que contou com a presença dos pais, marcou o encerramento do curso de Robótica Educacional do CCTI, iniciado em agosto. Segundo o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Darik Arenhart, esta é a segunda turma de 2024. Após três meses de aulas, alunos de 9 a 14 anos aplicaram na prática o que aprenderam sobre trabalho em equipe, programação, montagem de sensores, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

“É uma política pública voltada para a Primeira Infância que tem se mostrado eficaz e gratificante. Os alunos que se destacaram neste torneio poderão ser selecionados para as turmas Elite e I’Robot, que representam uma nova fase de aprendizado, com aulas mais avançadas. A partir daí, poderão participar de torneios regionais, nacionais e internacionais”, disse o secretário.

Competição destaca talentos em Robótica

A competição reuniu 24 equipes, das quais as três que conquistaram os primeiros lugares levaram troféus para casa. A equipe Todromm, composta por Aurora Felício, de 10 anos, Pedro Hitallo Santos, de 11, e Miguel Oestreicher, de 12, completou a prova em 1 minuto e 8 segundos, assegurando o troféu de 1º lugar.

“É a primeira vez que participo desse evento. Confesso que meu objetivo não era ganhar, mas sim participar e aprender a programar um robô. Estou honrado e feliz por ter alcançado o título junto com meus colegas, pois o curso nos ensinou a pensar, construir e manipular diversas ferramentas da tecnologia”, disse o aluno Miguel.

Integrantes das turmas Elite e I’Robot viram juízes mirins

Durante a competição, os próprios integrantes das turmas Elite e I’Robot atuaram como juízes, acompanhando de perto cada fase da disputa entre os robôs, que incluía rotação de motores, sensores ultrassônicos, de cor e de toque. Saymon Aridai, de 14 anos, está há três anos na turma de I’Robot e já participou de vários campeonatos.

“Muita coisa mudou desde que entrei no CCTI, como meu desempenho e a forma de me expressar na escola. Perdi a timidez e melhorei minhas apresentações em sala de aula, o que contribuiu para o meu aprendizado. É a segunda vez que atuo como juiz, e é um prazer acompanhar o trabalho dos colegas”, afirmou.

Confira a classificação das equipes que ficaram nos três primeiros lugares:

1°. Lugar – Equipe Todromm (1 min./ 8s)

Alunos:

Aurora Felício Simeoni

Miguel Moraes Oestreicher

Pedro Hitallo Santos Lima

2°. Lugar – Rio Açai (1 min./ 34s)

Alunos:

Alexsandro Ricardo Vieira de Melo Filho

Pietro de Oliveira Melo

3°. Lugar – RoboCup (1 min./ 47s)

Alunos:

Heitor Parime Freitas de Lima

Joana Vitória Ribeiro Gutierrez

Veja também

Topo