Na manhã desta quarta-feira, 16, gestores escolares da Capital e Interior prestigiaram o projeto ‘Se essa rua fosse minha’, fruto de parceria interinstitucional entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), para fomentar ações de educação no trânsito das escolas da rede estadual.
“Trabalhamos de forma integrada e essa articulação entre a Seed e Detran tem o objetivo de fomentar a educação no trânsito nas escolas, em busca de formar cidadãos mais conscientes para que tenhamos também a redução de acidentes de trânsito e, com isso, a diminuição também do número de internação na rede hospitalar”, destacou o governador Antonio Denarium.
O projeto é direcionado a estudantes do 7° e 8° anos do Ensino Fundamental e tem como objetivo a formação de uma cultura harmônica no trânsito, partindo de experiências diárias, por meio da pesquisa, da observação, da análise e reflexão que favorecem a incorporação de atitudes cidadãs voltadas para o bem comum.
“O projeto está dentro das diretrizes das dez competências da BNCC [Base Nacional Comum Curricular], e contempla com transversalidade todas as áreas do conhecimento. Fica como responsabilidade de todos os professores e profissionais da educação efetivar ações, estratégias, metodologias e práticas escolares, que auxiliem nossos alunos nesse conhecimento de respeito e acolhimento à vida do outro, que passa pela segurança no trânsito”, declarou a secretária estadual de Educação, Leila Perussolo.
O projeto será implementado este ano em cinco escolas da rede estadual: 13 de setembro, Barbosa de Alencar (Cantá), nos colégios estaduais militarizados Elza Breves de Carvalho e Luiz Rittler Brito de Lucena, e a Escola Estadual Cívico Militar Fagundes Varela.
Para Sinésia Pereira, gestora da escola Fagundes Varela, é um privilégio receber o projeto na unidade. “É um projeto de extrema importância para a educação no trânsito dos nossos alunos. Tenho certeza que trará impactos muito positivos a toda comunidade”, completou a gestora.
Professores vão passar por capacitação
Materiais didáticos foram entregues pelo Detran aos gestores escolares, que distribuirão para alunos, pais e professores, a fim de que integrem a educação no trânsito aos conteúdos das áreas curriculares, enriquecendo o fazer pedagógico de forma dinâmica e participativa, e colaborando também para que a temática possa ir além da sala de aula.
“O artigo 76 do CTB [Código de Trânsito Brasileiro] já prevê a inclusão da educação no trânsito nas escolas, e é uma felicidade para o Detran poder participar desse projeto como órgão técnico, apoiando a Seed nos eventos com os estudantes, onde poderemos educar as crianças para que elas levem esses ensinamentos para seus pais e familiares”, relatou o coronel Álvaro Duarte, presidente do Detran/RR.
Nesta quinta-feira, 17, pela manhã e tarde, professores das escolas contempladas com o projeto receberão capacitação, a fim de que se tornem multiplicadores do projeto dentro das escolas. A formação será no auditório do Sest/Senat,
Gabriel Cavalcante