Governo vai reformar mais de 50 escolas na capital, interior e comunidades indígenas de Roraima

Assinartura das ordens de serviço ocorreu nesta quinta-feira; início das obras será imediato, com a atuação de 40 frentes de trabalho em todo o Estado. – Fotos: Ederson Brito

Nesta quinta-feira, 11, o Governo de Roraima anunciou o investimento de R$ 107 milhões para reformar mais 54 escolas em todo o Estado. De forma detalhada, o pacote de obras será realizado em 16 escolas localizadas nas áreas urbana e rural de Boa Vista, além de 16 unidades nos municípios do interior e 22 escolas indígenas.

As ordens de serviço foram assinadas nesta quinta-feira pelo governador Antonio Denarium durante cerimônia na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos. O evento contou com a presença de autoridades públicas, professores e a comunidade escolar da rede estadual.

“São os maiores programas de investimento na educação da história de Roraima. Nós já revitalizamos aproximadamente 50 escolas estaduais. Temos hoje 10 novas escolas sendo construídas na capital e no interior e hoje mais um grande investimento: garantimos mais de R$ 100 milhões para a revitalização total, reforma e ampliação de outras 54 escolas estaduais. São investimentos em infraestrutura que vão atender melhor os nossos alunos, professores e familiares dos nossos alunos”, destacou o governador Antonio Denarium.

O início das obras será imediato, com a atuação de 40 frentes de trabalho em todo o Estado. O vice-governador e secretário de infraestrutura, Edilson Damião, explicou quais são os serviços que serão realizados nas unidades de ensino beneficiadas no pacote de obras.

“Vamos realizar serviços como de troca de piso, troca do telhado, instalação de novas louças nos banheiros, instalação de acessibilidade, troca da rede elétrica e hidráulica, nova pintura e outros serviços. Esse é o maior pacote de investimentos na infraestrutura de escolas do Estado de Roraima”, detalhou.

O secretário da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Nonato Mesquita, destacou o salto na qualidade do processo educacional que Roraima alcançou nos últimos anos. Ele ressaltou que o processo uniu a melhoria na infraestrutura nos prédios escolares e demais investimentos na área feitos pelo governador Antonio Denarium.

“Com prédios escolares mais estruturados, mobiliados, banheiros preparados e salas de aulas climatizadas certamente a aprendizagem dos alunos de Roraima será bem melhor. Somamos a isso merenda de qualidade, valorização dos profissionais com pagamentos de progressões, salários em dia e mais conquistas como o pagamento do abono pecuniário, por exemplo, nós vamos qualificar ainda mais a educação do Estado”, disse Mesquita.

Escolas continuarão com aulas presenciais

Durante o período que durarem as obras, as escolas permanecerão com aulas presenciais. As reformas serão realizadas por blocos e os estudantes serão remanejados para espaços dentro das próprias unidades de ensino.

A Escola Estadual Indígena Marechal Deodoro da Fonseca, localizada na Comunidade Indígena Canavial, em Normandia, é uma das instituições contempladas. A unidade de ensino atende 127 estudantes.

Segundo o gestor da escola, Nildo Jerônimo, a estrutura física está muito precária e necessita reforma há mais de 20 anos. Segundo ele, somente agora o pleito da comunidade para reforma do prédio foi atendido.

“Depois de 24 anos a reforma vai sair. Sempre apresentamos documentos para os governantes anteriores e nunca fomos atendidos. Agora nosso governador Antonio Denarium está trabalhando e vai levar esse benefício não só para nossos alunos, mas para toda a nossa comunidade”, ressaltou Nildo.

Outra escola beneficiada será a Escola Estadual Padre Calleri, que fica na Vila Novo Paraíso em Caracaraí e atende 213 estudantes.

“Nossa escola fica a 170 km da sede do município de Caracaraí. A reforma vai trazer um clima mais acolhedor para nossos alunos, pais e professores. Há dez anos necessitamos dessa reforma. Estamos gratificados”, disse a gestora da escola, Marnúbia Diniz.

Mágida Azulay Khatab e Geilso Pinho

 

Veja também

Topo