Regras das seguradoras podem anular cobertura do seguro auto quando outra pessoa está dirigindo

Emprestar o carro segurado para outra pessoa requer atenção redobrada. Afinal, existem algumas regras das seguradoras que podem anular a cobertura do sinistro quando outra pessoa está dirigindo seu carro. – Foto: Divulgação

Ao contratar o seguro auto, é fundamental se atentar a todas as regras estipuladas em contrato. Embora essa seja uma dica bastante comum e conhecida, muitos condutores não se atentam às cláusulas contratuais.

Assim, quando ocorre determinado tipo de sinistro é que vão descobrir que não têm direito a cobertura. Com isso, acabam por passar por uma situação de estresse e aborrecimento.

Entre os problemas mais comuns de negativa da indenização do seguro de carro, está a cobertura para o sinistro ocorrido enquanto outra pessoa dirigia o veículo segurado. Entenda!

O seguro de automóveis cobre o sinistro quando outra pessoa está dirigindo?

Considere a seguinte situação, você contrata o seguro de carros e acaba precisando emprestar o veículo para outro condutor. Seja seu cônjuge, amigo, irmão, filho ou outro parente.

Porém, enquanto outro condutor dirigia seu carro, sofreu um sinistro. Então, surge a dúvida: a seguradora vai cobrir as despesas?

A indenização vai depender muito do tipo de contrato que você assinou. Ou seja, se contratou cobertura para condutor adicional e informou quem é esse condutor, se possui cobertura para terceiros no seguro auto e outros casos.

E para saber quem está coberto pelo seu seguro, basta ver na apólice se constam as pessoas cadastradas como condutor principal e secundários. No documento estão especificados todos os que têm acesso ao veículo, conforme você informou à seguradora quando fez a cotação do seguro auto.

Portanto, se costuma emprestar o veículo a determinadas pessoas, caso não tenha informado à seguradora, considere entrar em contato com o seu corretor de seguro para incluí-las.

Embora o valor vá aumentar, essa é uma forma de estar protegido em caso de sinistros quando outra pessoa está dirigindo o veículo segurado. Saiba que, para contratos já formalizados, o corretor poderá fazer um adendo, constando no contrato o condutor secundário.

Assim, vocês ficarão mais tranquilos, caso precisem acionar a seguradora.

Quais são os casos em que as seguradoras podem anular a cobertura quando outra pessoa está dirigindo?

As regras das seguradoras variam, embora todas devam seguir ao que está estipulado pela SUSEP, ainda assim algumas podem ser diferentes. Portanto, antes de assinar o contrato, ou caso já o tenha feito, atente-se às cláusulas.

No geral, as seguradoras podem negar a cobertura do seguro de carro em algumas situações, como:

1. Condutor sem habilitação

Quando uma pessoa não habilitada para dirigir assumir o volante e se envolver em sinistros, a seguradora não pagará a indenização.

2. Filhos de 18 a 25 anos

Se o condutor principal tiver filhos jovens, de 18 a 25 anos, e entregar o carro para ele, mesmo que de vez em quando, deverá incluí-lo na apólice. Caso contrário, dificilmente vai ter o seguro indenizado em caso de sinistros, já que esta é uma faixa etária considerada de risco pelas seguradoras.

3. Motorista esporádico

Caso o condutor precise que outra pessoa conduza o veículo e este condutor não está no contrato. Ou seja, se o condutor principal não estiver bem de saúde, bebeu muito, entre outras.

Então, se o motorista esporádico acabar sofrendo uma colisão, a seguradora poderá sim cobrir o sinistro. Mas, entenda que esta é uma situação de exceção, já que o condutor não assume o volante com frequência.

4. Condutor eventual

Geralmente é o cônjuge, pais ou filho do condutor principal que assume o volante regularmente, por exemplo, uma vez na semana. Portanto, neste caso, é preciso que o condutor eventual conste na apólice para que, em caso de sinistros, o seguro seja indenizado.

Então, agora você já sabe que existem regras das seguradoras que podem anular a cobertura do seguro auto quando outra pessoa está dirigindo. Se ainda ficar com dúvidas, é importante falar com o corretor.

Andreia Silveira, editora de conteúdo no site SeguroAuto.org.

 

 

Veja também

Topo