O mês de maio é dedicado a debates e campanhas educativas com a finalidade de alcançar mais segurança no trânsito da Capital e Interior. O autor do projeto de lei, que instituiu a campanha Maio Amarelo em Boa Vista, vereador Manoel Neves (Republicanos), reforça a importância de se discutir o tema e alerta para o aumento nos índices de acidentes na cidade.
Durante pronunciamento na Câmara, o parlamentar afirmou que existem vários fatores que podem ter contribuído no crescimento desses números. Na sua avaliação, ainda existe muita imprudência e falta de atenção por parte dos condutores de veículos, mas também de ciclistas. “Já constatamos, que apesar do investimento do Município na construção de ciclovias pela cidade, ainda tem alguns ciclistas que insistem em não utilizar essa rota”, observa. Por outro lado, ele destaca os problemas com o uso de celulares que acabam dispersando os motoristas.
Por fim, Manoel Neves ressalta que a campanha do Maio Amarelo nas escolas e nas ruas precisa alcançar também imigrantes. “Nós estamos enfrentando cada dia mais dificuldades para garantir a segurança no trânsito, ainda mais com o aumento da população com a vinda dos nossos vizinhos venezuelanos, que por não conhecerem o nosso Código Brasileiro de Trânsito se envolve bastante em acidentes”, observa.
Segundo ele, por não conhecerem as regras, “muitas vezes (os imigrantes) andam na contramão e acabam se envolvendo em acidentes”. A preocupação do vereador se deve ao aumento de 33% no número de mortes registradas este ano, comparado aos dados de 2021. Conforme a prefeitura de Boa Vista, no primeiro trimestre de 2021, nove pessoas morreram em acidentes na Capital. Este ano, no mesmo período, foram registrados 12 óbitos.
Houve aumento também no número de acidentes com feridos. De abril a maio de 2022, a Secretaria Municipal contabilizou 485 acidentes com feridos, contra 453 acidentes de 2021, registrando um aumento de 7% nesses casos.
Alexsandra Sampaio