Com o intuito de levar assistência técnica às comunidades mais distantes da Capital, uma equipe do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), do Governo de Roraima, visitou nesta quinta-feira, 05 de maio, a Comunidade no P. A. (Projeto de Assentamento) do Itã, município de Caracaraí, Sul do Estado.
Segundo o presidente do Iater, Marlon Buss, a visita foi um pedido dos produtores de região, onde foram prontamente atendidos. “A nossa visita teve como objetivo principal oferecer assistência e assessoria com os técnicos do Iater para os produtores da região. A região Sul do Estado é uma forte produtora de citros como a laranja e o limão, e também está contemplada para o projeto de milho do governo do Estado”, frisou o presidente.
Ainda durante a visita, foi abordado também a importância da criação e o fortalecimento de associações e cooperativas, técnicas de manejo da lavoura de citrus e milho, além dos programas do Governo como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Para a chefe do Núcleo de Produção Vegetal do Iater, Eduarda Franco, o P. A. Itã tem um grande potencial no setor da fruticultura, especificamente com a cultura do citrus. “A região do Sul do Estado, tem destaque na produção legalizada de citros com exportação de laranja e limão principalmente para Manaus, hoje a região está sendo contemplada com o projeto de milho. Conseguimos acompanhar outras lavouras também que tivemos a oportunidade de visitar, ver a necessidade de cada agricultor, conseguimos ouvir, além de falar também da importância do Iater na região”, explicou a chefe do Núcleo.
Cacau Bastos