Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 31, foram aprovados dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) que concedem a Comenda Orgulho de Roraima a professores e atletas de jiu-jitsu de Roraima e à procuradora do Estado Aline de Souza Ribeiro.
De autoria do presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o PDL n⁰ 019/2022 concede a honraria a 9 treinadores e 23 atletas que representaram Roraima e trouxeram medalhas durante o Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu 2022, realizado em Barueri, São Paulo.
Já o PDL n⁰ 001/2022, proposto pela deputada Yonny Pedroso (PL), entregará a comenda a Aline de Souza Ribeiro, procuradora do Estado e assessora jurídica da Vice-Presidência da República.
A servidora se formou em direito pela Universidade Federal de Alagoas, em 2003, já exerceu o cargo de procuradora do município de Boa Vista e, atualmente, é procuradora do Estado de Roraima, requisitada para a assessoria jurídica da Vice-Presidência da República.
Além disso, em 2022, concluiu mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Também fez pós-graduação, em nível de especialização, em direito e processo do trabalho, foi professora universitária concursada da URCA, onde ministrou aulas de direito constitucional e trabalhista e, até sua atuação na assessoria da Vice-Presidência da República, esteve, a cargo da PGE-RR, na representação de Manaus, atuando na defesa jurídica e administrativa do Estado, conforme explica a justificativa do PDL.
Causa animal
Os parlamentares também aprovaram na sessão o PDL n⁰ 22/2018. De autoria do deputado Jorge Everton (União), o projeto declara como sendo de utilidade pública a Yawara Associação de Proteção Animal.
A organização não governamental resgata e ampara cachorros vítimas de maus-tratos, cuidam, fazem castração e os disponibilizam para adoção. Os voluntários também dão suporte a animais em diversas partes do Estado que vivem em situação de abandono e ajudam com consulta e/ou orientação.
A Yawara recebe ainda, doações de material de limpeza, medicamentos e ajuda financeira.
Suzanne Oliveira