Professores discutiram sobre educação nas comunidades indígenas de Roraima

Cerca de 120 professores indígenas participam do evento coordenado pelo Ceforr. – Fotos: Ascom/Seed

Aconteceu nesta semana o I Seminário de Educação Escolar Indígena, ação do Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) para discutir e melhorar a educação escolar indígena no Estado por meio de classes multisseriadas, linguagens étnicas diferenciadas e vivências nas comunidades.

Cerca de 120 professores indígenas participam do evento coordenado pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), que teve início na quarta-feira, 27, até a tarde desta sexta-feira, 29 no auditório do Pronat (Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais) da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

A coordenadora pedagógica do Ceforr, Maristela Araújo Costa Pereira, explica que o seminário é uma maneira de discutir dentro do contexto de línguas de origem e relatos de professores indígenas como é possível trabalhar e quais são as estratégias desenvolvidas nas escolas.

“Pensamos trazer professores doutores que conhecem o trabalho dentro das comunidades e que fazem o aprofundamento teórico. Então conseguimos realizar a relação entre teoria e prática na realidade dos professores dentro de sala de aula”, afirma.

No primeiro momento de discussões, professores das etnias Macuxi, Wapichana e Wai-Wai contaram suas experiências dentro das escolas.

Representantes de comunidades Taurepang e Ingaricó participaram do segundo dia do seminário, que contou com a participação da professora Sonia Manduca e os professores Reginaldo Wai-Wai e Matias da Silva, que trouxeram experiências exclusivas do planejamento de classes multisseriadas.

Além deles, outros 11 profissionais realizaram atividades com os participantes. No último dia foi discutida a língua materna indígena, atualmente inserida dentro da matriz curricular e práticas interculturais no contexto das escolas indígenas, que estimula que as comunidades devem fazer parte deste cenário.

Convocação do concurso

Nesta quinta-feira, 28, o Governo de Roraima convocou os 1.000 aprovados no concurso público realizado em dezembro de 2021 pela atual gestão.

O decreto de convocação segue para publicação no DOE (Diário Oficial do Estado) e, após isso, a Segad (Secretaria de Gestão Estratégica de Administração) vai marcar as datas de entrega de documentos, perícia e a posse dos professores.

Classes multisseriadas

As classes multisseriadas são aquelas em que alunos de idades e níveis educacionais diferentes são instruídos por um mesmo professor.

“Queremos trazer para as escolas multisseriadas o planejamento pedagógico e a linguagem. Nosso foco é trabalhar com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental trazendo informações que possam subsidiar uma nova prática, conhecendo nossa diversidade linguística, nossa verdadeira educação diferenciada”, disse o professor e palestrante.

Protagonismo

O Ceforr possui hoje um setor voltado especificamente para fomentar a formação de professores indígenas por meio da gerência indígena.

As capacitações e discussões como as que estão ocorrendo no Seminário Indígena, são essenciais para aprofundar o conhecimento dos docentes, observando com um olhar didático, a realidade das comunidades indígenas, grandes protagonistas deste processo.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo