Prefeitura de Boa Vista oferce curso gratuito de balé

As aulas, que acontecem no Teatro Municipal, um dos mais modernos do país, contam com a participação de 135 jovens, com idade entre 5 e 17 anos. – Fotos: Semuc/PMBV

Por entender a importância da cultura como potente ferramenta de transformação social, a Prefeitura de Boa Vista investe em apoio e acesso, oportunizando profissionalização. Desde fevereiro deste ano, alunos da rede pública de ensino, com idade entre 5 e 17 anos, participam do curso de balé, ofertado gratuitamente.

As aulas, que acontecem no Teatro Municipal, um dos mais modernos do país, conta com a participação de 135 jovens, divididos em nove turmas, com horários pela manhã e tarde. O professor do curso, Lucas Souzza falou sobre essa iniciativa, que representa um marco histórico para a cultura roraimense.

“É a primeira vez que a prefeitura oferece um curso de balé e oportunizar esse acesso gratuito é muito importante, pois a maioria das participantes nunca havia pisado em um teatro. É muito gratificante. Tenho recebido um retorno positivo dos pais, dizendo que o curso tem contribuído principalmente para concentração e disciplina das participantes”, disse.

Novas descobertas

Sasha Perez, de 13 anos, nunca havia feito balé. Ela disse que o curso abriu novas perspectivas para o futuro. “Desde pequena assistia bailarinas na televisão e sempre tive essa curiosidade em saber como era dançar. Hoje penso em me especializar cada vez mais na dança e no futuro me tornar professora”, contou.

Alice Matos, de 17 anos, fez balé quando criança e ficou feliz com essa nova oportunidade. “Estou muito feliz em voltar a dançar. Sinto que já evoluí muito na flexibilidade, força e postura. Também fiz amizades aqui no curso. Para mim, o balé funciona como um hobby”, explicou.

Oficina de Teatro

Além do curso de balé a Prefeitura de Boa Vista deu início, no mesmo período, à Oficina de Teatro para Adultos, que este ano já formou duas turmas. Atualmente novos alunos participam das aulas que também acontecem nas dependências do Teatro Municipal.

Marcus Miranda

 

Veja também

Topo