Neste sábado, 30, é celebrado o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Em Boa Vista, o tema vem sendo uma bandeira do mandato do vereador Manoel Neves (Republicanos), autor de uma lei que cria uma campanha de conscientização sobre o crime. A lei municipal 1.791 é de 2017, e prevê a realização de mobilizações entre organismos que atuam no combate a essa realidade existente em Roraima.
Conforme a legislação, a campanha Coração Azul deve ocorrer na última semana do mês de julho. Para o parlamentar, por estar localizado em uma tríplice fronteira, o estado de Roraima e também a sua capital, Boa Vista, precisam devem investir em conscientização da população para os riscos de aliciamento de pessoas para o tráfico e trabalhos análogos à escravidão.
O estado de Roraima como rota para o tráfico de pessoas está, inclusive, em um dos capítulos do Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas, da Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com o Ministério da Justiça do Brasil, divulgado em 2021, discutindo o crescimento da migração venezuelana, a partir de 2017. “O trajeto dos centros urbanos de Roraima para o interior do estado, assim como para Manaus, no Amazonas, e o país vizinho da Guiana foi apontado como provável rota para exploração sexual em garimpos. Por outro lado, parece que as vítimas exploradas como “mulas” desconhecem o percurso que farão e são muitas vezes interceptadas nos aeroportos e, posteriormente, detidas. Nestes casos, em geral, o Brasil é um país de trânsito e não de destino”, alerta o relatório da ONU.
“O objetivo, portanto, dessa campanha é conscientizar as famílias boavistenses, haja visto que já houve casos aqui de pessoas serem sequestradas e levadas para outros países. O que se pretende é não deixar cair no esquecimento um assunto tão grave e garantir que a população esteja sempre alerta para permitir uma armadilha para o seu ente querido”, reforça o vereador Manoel Neves.
Alexsandra Sampaio