O Serviço Social da Indústria em Roraima (Sesi-RR) foi o palco para a realização da quarta edição do Saúde de Rua. O evento aconteceu no horário das 8h às 16h no último sábado, 30, com atendimentos gratuitos de saúde e cidadania.
Entre os serviços disponibilizados a população estiveram consultas com médicos especialistas em ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, cardiologia e também dentistas. Além disso, a população teve a disposição atendimentos ambulatoriais, testes rápidos de Covid, aferição de pressão, glicemia e vacinação. Uma das pessoas que buscou as consultas médicas foi Edilene dos Santos Bezerra que trouxe a filha Kheslly Mara Santos da Silva de 15 anos para o clínico geral. “Agente queria aproveitar tudo, mas infelizmente não dá. Então elencamos prioridade e levei minha filha no clínico geral para fazer check-up de rotina e agora vamos atrás da massagem. É um evento muito bom e, inclusive, eu acho que precisa acontecer mais vezes no mês”, sorriu Edilene.
Para Lidiane Germano da Silva, que buscou serviços de oftalmologia o eventofoi de grande ajuda para a família. “Eu vim por conta do meu pai que está enxergando pouco por causa da diabetes. Precisávamos saber como está a saúde dele e por conta disso viemos atrás desse especialista. Só posso dizer que um evento como esse com atendimentos de qualidade e gratuito para a população é fantástico para todos”, destacou Lidiane.
O Saúde de Rua contou ainda com serviços de cidadania, como registro de Boletim de Ocorrência, emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade, cortes de cabelo, atendimento jurídico, além de ações educativas com orientações e palestras sobre saúde bucal.
Esse foi o serviço procurado pela dona de casa, Camila Carneiro de Oliveira que estava acompanhada dos três filhos. “Estou aqui pelos serviços de odontologia e corte de cabelo tambémpara os dois meninos. A iniciativa é ótima,uma ação bem legal para as pessoas que não podem ir no particular,seja por conta do tempo ou por causa, principalmente, do dinheiro. Estou aproveitando bastante”, afirmou ainda.
Durante toda a iniciativa, promovida pela Rede Amazônica Roraima, foram realizados 3.983 atendimentos contando com o apoio de 30 parceiros. Também participaram 390 voluntários que atuaram no apoio ao evento, sendo que 5 mil pessoas passaram pelas instalações do SESI no sábado.
Para um dos organizadores do Saúde de Rua por meio do SESI, Aníbal Valentino, a parceria na realização da iniciativa foi fundamental. “Nós agradecemos a oportunidade de participar da quarta edição do Saúde de Rua e o SESI está sempre junto. Graças a essa ajuda mútua que esteve disponíveluma série de serviçosimportantespara a população. O SESI colocou à disposição suasinstalações, além de voluntários para ajudar e conseguimos atender de braços abertos toda a população. Estão todos os parceiros de parabéns”, destacou Aníbal.