Por meio da Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor (CCQVS), o Instituto Federal de Roraima (IFRR) lançou uma cartilha educativa sobre assédio moral no trabalho. Para o lançamento, foi convidada a procuradora do Trabalho em Roraima, Gleyce Amarante, que palestrou sobre as implicações do assédio moral no serviço público. A palestra poderá ser assistida, a partir das 15 horas do dia 8 de agosto, pelo canal oficial do IFRR no YouTube (https://www.youtube.com/ifrroficial).
A iniciativa é um dos desdobramentos do plano de ação do IFRR que trata da promoção e da atenção psicossocial. Segundo a psicóloga do IFRR Alizane Ramalho, que participou da confecção do material, a cartilha é o resultado de uma abordagem colaborativa e integrativa de servidores de todas as unidades do IFRR, que se reuniram para discutir as dinâmicas e os processos de adoecimentos mentais, a manutenção da saúde e as relações entre os atores que compõem a rede. “A cartilha é uma produção interna do IFRR, como forma de disseminar conhecimento e reflexão acerca desse tema, sendo uma medida de combate a esse mal que tanto prejudica as relações de trabalho”, disse.
Ainda conforme Alizane, a ação partiu da necessidade de refletir sobre o assédio moral no contexto do IFRR. “Isso porque esse tema está intimamente ligado aos relacionamentos estabelecidos entre os servidores e às condutas de intolerância e desrespeito entre colegas, que podem desencadear adoecimento e exaustão”, concluiu.
A cartilha tem como objetivo a construção de política antiassédio no contexto institucional, abrindo canais de informações, diálogo e escuta sobre o tema. O material está disponível no site da instituição, para acesso público, no endereço https://reitoria.ifrr.edu.br/gestao-de-pessoas/qualidade-de-vida/cartilha-assedio-moral-no-trabalho-3/Cartilha_Assedio_Moral_no_Trabalho.pdf.